“Arte com Nossa Senhora” exposição de arte sobre Maria é uma das atrações da São Leopoldo Fest no RS
São Leopoldo (Segunda-Feira, 30/07/2012, Gaudium Press) A principal festa da cidade gaúcha berço da colonização alemã, a São Leopoldo Fest, teve início no dia 25 deste mês e segue até o dia 5 de agosto, no Centro de Eventos de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de celebrar a chegada dos imigrantes alemães no Brasil, o evento conta com uma vasta programação de shows nacionais e locais, feira de artesanato e diversas outras atrações, com destaque para uma exposição de quadros de Nossa Senhora.
Promovida pela Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese de Porto Alegre e da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos, a mostra “Arte com Nossa Senhora” consiste em uma exposição de telas que retratam Nossa Senhora com suas muitas faces desenhadas e que nasceu do anseio de divulgar a devoção à Mãe de Deus.
A exposição itinerante de Nossa Senhora está sendo uma das atrações da principal festa da cidade gaúcha berço da colonização alemã |
Segundo a coordenação da Pascom, os temas dos quadros são todos sobre a Mãe de Deus, nas suas diferentes devoções de acordo com cada região ou com a expressão de cada artista. Os autores das obras tiveram a liberdade quanto à técnica utilizada, no entanto a maioria das telas é pintada a óleo. É importante destacar que todos os quadros foram doados pelos próprios artistas ou financiados por colaboradores e que nenhuma obra pode ser comercializada, mantendo assim o acervo itinerante.
A mostra foi exposta pela primeira vez há quase um ano no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e já esteve presente, entre outros locais da região, como o Santuário Mãe de Deus, Assembleia Legislativa do RS, Câmara Municipal de Porto Alegre, além do Festival Internacional de Turismo, em Gramado, e do Museu Carlos Nobre, em Guaíba. E agora se encontra em São Leopoldo como um dos atrativos da tradicional festa da cidade.
São Leopoldo Fest
A São Leopoldo Fest celebra a tradição, a história e a cultura da cidade símbolo da colonização alemã no Brasil e que, em 2012, completa 21 anos. Nos dez dias de festa, os visitantes poderão conferir a gastronomia típica alemã, exposição de arte, mostra fotográfica, danças folclóricas, feiras de artesanato e comercial e diversas apresentações musicais e artísticas.
A estimativa da organização da festa é de que até o dia 05 de agosto o público chegue a 200 mil pessoas, com picos nos finais de semana. A estrutura do Centro de Eventos, sistema de transporte e serviços estão consolidados e garantem um passeio agradável a todos que aproveitarem o sábado e o domingo para visitar a maior festa típica germânica do Vale dos Sinos. Os portões abrem às 11h e as atividades são encerradas às 23h. (FB)
Deixe seu comentário