Vicariato da Cultura de Porto Alegre realiza curso sobre Doutrina Social da Igreja
Porto Alegre (Quinta-Feira, 26/07/2012, Gaudium Press) O Vicariato da Cultura da Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, dará início no próximo dia 2 de agosto a 6ª edição do curso sobre Doutrina Social da Igreja. Promovido pela Escola do Bem Comum, o curso tem duração de um ano, divido em dois semestres, com carga horária de 80 horas. As aulas serão realizadas em um encontro semanal, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, no Centro de Pastoral, na Capital gaúcha.
A Escola do Bem Comum Cardeal Dom Vicente Scherer foi criada em 2005 por iniciativa do Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. Hoje, é dirigida por um grupo de leigos de diversas áreas de atuação profissional, coordenados pelo bispo auxiliar Dom Remídio Bohn. Tem como principal objetivo oferecer uma formação integral às pessoas interessadas e empenhadas na construção do bem comum, oferecendo um espaço de discussão e enfrentamento dos desafios dos dias atuais, promovendo debates, simpósios, seminários, grupos de estudos e cursos especiais.
Especificamente com relação a este curso, a escola visa proporcionar a reflexão, o debate e o aprofundamento sobre a Doutrina Social, a partir do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, com o objetivo de preparar os cristãos, e em especial os leigos, para serem multiplicadores destas propostas, no âmbito de suas comunidades, visando ao desenvolvimento de uma consciência crítica, ao crescimento pessoal e a transformação em vista do bem comum.
Doutrina Social da Igreja
A expressão Doutrina Social da Igreja (DSI) designa o conjunto de escritos e mensagens – cartas, encíclicas, exortações, pronunciamentos, declarações – que compõem o pensamento do magistério católico a respeito da chamada “questão social”. Mas não basta conhecer os documentos reunidos sob essa denominação. O estudo da DSI coloca-nos diante de uma tarefa bem mais exigente em suas implicações e desafios. Trata-se, no fundo, de recriar para os dias atuais, a dimensão sócio-política da Boa Nova de Jesus Cristo.
Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações. É um convite a ação. A finalidade da doutrina social da Igreja é levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena.
O documento inaugural daquilo que se convencionou denominar Doutrina Social da Igreja é a encíclica Rerum Novarum, do papa Leão XIII, publicada a 15 de maio de 1891. De fato, é a primeira vez que um documento do magistério católico dedica-se integralmente à chamada “questão social”. No decorrer do texto, o papa propõe-se abordar a “condição dos operários”.
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a DSI não é um conjunto de verdades definitivamente acabadas, a serem transmitidas à posteridade. Mais do que um museu a ser visitado em suas antigüidades raras, trata-se de um tesouro a ser permanentemente enriquecido. Seu conteúdo e seus métodos evoluem com os tempos. A DSI nasceu num tempo em que as transformações sociais têm uma velocidade espantosa. A Igreja procura adaptar-se à evolução da história. (FB)
Deixe seu comentário