Igreja do Rosário de Curitiba prepara festa em honra a Santo Inácio de Loyola
Curitiba (Sexta-feira, 27/07/2012, Gaudium Press) A Igreja do Rosário, pertencente à Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá no próximo dia 29 de julho a festa de Santo Inácio de Loyola, que ficou marcado na história da Igreja como criador dos exercícios espirituais e fundador da Companhia de Jesus. Confiada à Companhia de Jesus no ano de 1951, a Igreja do Rosário está em festa por poder celebrar a memória deste Santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo “uma alma maior que o mundo”.
De acordo com os organizadores da festa, a celebração comemorativa terá início às 11h com Missa solene, que contará com a presença e participação do Coral Madrigal-Magnificat. Na ocasião, haverá também a benção do quadro do bem-aventurado papa João Paulo II. A Igreja do Rosário fica localizada na Praça Garibaldi, no centro histórico da cidade de Curitiba.
Biografia de Santo Inácio de Loyola
Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família, que destacava-se pela religiosidade. Recebeu com 14 anos a tonsura (um corte rente de parte do cabelo, geralmente de forma arredondada, realizado numa cerimônia religiosa pelo bispo, ao conferir ao ordinando o primeiro grau no clero), mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas.
Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal, Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos fez isso, pois eu tenho também de fazê-lo”.
Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem tudo para a maior glória de Deus, pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus famosos Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus.
A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.
Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora “com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade”, repetia. (FB / DA)
Deixe seu comentário