Gaudium news > Cruz Vermelha diz que bombardeios norte-americanos mataram dezenas de pessoas no Afeganistão

Cruz Vermelha diz que bombardeios norte-americanos mataram dezenas de pessoas no Afeganistão

Cabul (Quarta, 06-05-2009, Gaudium Press) De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, dezenas de pessoas – inclusive mulheres e crianças – morreram por bombardeios provocados pelas forças americanas no Afeganistão quando fugiam dos combates na Província de Farah. A entidade contou à BBC que viu casas destruídas e corpos no chão.

O incidente deve aparecer em destaque na pauta de conversações entre o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Washington, nesta quarta-feira.

As forças americanas estão investigando o incidente e o presidente do Afeganistão também ordenou a abertura de um inquérito para apurar o caso.

Karzai deve se reunir com Obama e com o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, que enfrenta uma crescente crise por causa de combates entre o Exército paquistanês e o Talebã na região do Vale de Swat.

Pedido

O presidente do Afeganistão pediu reiteradamente às forças ocidentais no país que reduzam o número de mortes entre civis.

Há informações de que moradores da área de Farah estão abandonando suas casas num momento em que um acordo de paz entre o governo afegão e os militantes do Talebã passa por um momento delicado e pode ser rompido. O governador da província, Rohul Amin, corroborou a avaliação da Cruz Vermelha de que os civis morreram no ataque, mas não confirmou o número de mortos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas