Milhares de pessoas visitam a exposição sobre a Virgem da Caridade do Cobre no México
Cidade do México (Sexta-feira, 27-07-2012, Gaudium Press) A exposição “A Virgem da Caridade do Cobre”, que está acontecendo na Catedral Metropolitana do México desde o dia 24 de junho, desenvolve-se com grande êxito. Por volta de 10 mil pessoas visitaram a mostra sobre a Padroeira dos cubanos.
Composta por 14 obras de arte, a exposição é uma iniciativa entre a Arquidiocese do México e o governo de Cuba, e tem chamado especialmente a atenção dos mexicanos porque ela mostra a integração cultural da imagem da Virgem na vida cotidiana dos cubanos.
Virgem da Caridade do Cobre |
Sussette Martínez Montero, curadora da mostra, explicou que “a imagem da Virgem do Cobre, na arte cubana, foi se transformou desde o ponto de vista artístico, não só adaptando-se a diferentes estilos e modos de representação, mas também instalando-se como símbolo no imaginário dos criadores e do povo”, segundo citou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), em nota à imprensa.
“Na Catedral apresentam-se grupos de visitantes que vem a esta exposição especialmente, e que solicitam alguma explicação acerca da história desta imagem mariana”, comentou em entrevista Dom Manuel Arellano, decano da Catedral do México.
Afirmou além disso, que a mostra captou a atenção também dos fiéis que diariamente chegam ao templo mexicano para as Missas vespertinas e matutinas, assim como de turistas nacionais e procedentes de outros países.
O êxito da exposição foi tal que as autoridades da Catedral Metropolitana, assim como a Embaixada Cubana no México, decidiram prolongar a mostra por mais uma semana, para que possa ser vista por aqueles que ainda não se aproximaram do templo para conhecer as obras artísticas inspiradas na Virgem da Caridade do cobre.
A exposição permanecerá aberta ao público até o final do mês. (EPC)
Deixe seu comentário