“Bispos devem ser exemplo para rebanho a eles confiado”, afirma Cardeal Filoni
Bangui (Quinta-feira 26-07-2012. Gaudium Press) O prefeito da Congregação para a Evangelização dos povos, Cardeal Fernando Filoni, continua com sua visita a alguns países africanos.
Cardeal Fernando Filoni |
Após passar pela República Democrática do Congo, o prelado encontra-se, atualmente, na República Centro-Africana, onde reuniu-se com os Bispos na sede da nunciatura, na capital Bangui.
O Cardeal aconselhou à Conferência Episcopal: ” Consolidem o espírito de comunhão eclesial e fraterna de modo que seu ministério seja frutuoso, e sejam exemplo para o rebanho a vocês confiado”.
Em seu discurso, o Prefeito do dicastério romano elencou algumas das dificuldades enfrentadas pelos Bispos da região, que devem atuar com “coragem e lucidez”. Citou “entre os quais o relançamento da Evangelização ad gentes, a pastoral familiar, a catequese, a formação permanente do clero e dos leigos, a luta ao tribalismo e aos conflitos étnicos, sem esquecer da crença na bruxaria e nas práticas mágicas e supersticiosas, que são como um câncer para as dioceses e poluem a atmosfera de comunhão e de unidade”.
“Na Igreja não existem estrangeiros”! Com essas palavras o Cardeal convidou os Bispos a estarem próximos aos sacerdotes, que têm a necessidade de afeto, encorajamento e solicitude por parte de seus pastores. ” Recordem-se que o melhor testemunho que a Igreja pode dar ao mundo é o da unidade, da fraternidade e da comunhão – acrescentou. Que suas comunidades diocesanas sejam realmente comunidades autenticamente cristãs onda há amor, alegria, partilha, perdão e reconciliação […]”.
Concluindo seu discurso, o Cardeal Filoni recomendou aos Bispos que atentem-se à formação dos leigos, que “têm necessidade de uma sólida formação cristã, impregnada de valores evangélicos”. (DA)
Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário