Museu da Liturgia em Tiradentes (MG) expõe rico acervo local
Tiradentes (Quarta-feira, 25-07-2012, Gaudium Press) Está em funcionamento desde abril na importante cidade histórica Tiradentes, em Minas Gerais, o primeiro Museu da Lirtugia da América Latina. Concebido, coordenado e implantado pelo Santa Rosa Bureau Cultural, o projeto contempla a recuperação de mais de 430 peças dos séculos XVIII a XX e restauração do prédio.
Espaço foi inaugurado em abril deste ano |
Entre os artigos que compõem o acervo do novo museu estão pinturas, prataria, ex-votos, esculturas, imagens e objetos em metal e madeira, paramentos, missais e outros artigos religiosos de diversas tipologias. O conjunto artístico, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ficou guardado durante muito tempo em sacristias locais e já estava em acentuado estado estado de deterioração.
Já o prédio, agora transformado em museu, data do começo do século XVIII. A edificação foi construída inicialmente para uso residencial e depois, em 1893, doada à Paróquia de Santo Antônio, para se tornar a Casa Paroquial. Para a instalação do museu, todos os elementos característicos da construção foram mantidos ou recuperados, incluindo suas cores originais. Foi necessário, no entanto, construir ao fundo do edifício um anexo para abrigar a reserva técnica e o espaço educativo.
Para a edificação do museu foi necessário o apoio direto e não incentivado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que investiu R$ 8,8 milhões e ainda aportará mais R$ 1,7 milhão, visando a manutenção do espaço e de suas obras nos primeiros 15 meses de funcionamento. Isso tudo através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
O museu conta com mais de 430 peças dos séculos XVIII a XX |
Além dos objetos expostos, os interessados em visitar o museu encontrarão instalações audiovisuais que dão o ar moderno ao projeto museográfico. O museu é composto por dois andares e as obras e vídeos podem ser encontrados em cinco salas, que foram nomeadas “Liturgia da Palavra”; “Eucaristia e Páscoa”; “Sacramentos e Sacramentais”; “Devoção Popular'”; e ‘Gestos Litúrgicos’.
A sala ‘Liturgia da Palavra’ é dedicada aos ensinamentos e aos que difundiram a palavra divina, apresentando, entre outros artigos, Missas e suas estantes de apoio. A sala ‘Eucaristia e Páscoa’ homenageia o principal sacramento e o mais importante ciclo litúrgico. Nela pode se encontrar tocheiros em madeira, todos dos séculos XVIII e XIX. Ambos os cômodos ficam localizados na parte térrea do museu.
No pavimento superior, o visitante encontra a sala ‘Sacramentos e Sacramentais’, que abre espaço para o dia-a-dia da fé, apresentando peças usadas nos ritos dos sete sacramentos, como uma concha de batismo, e nas práticas cotidianas de comunhão com o divino, como a pia de água benta. Já a sala ‘Devoção Popular’ representa as muitas celebrações religiosas de Tiradentes. Entre as imagens expostas, há diferentes exemplares de roca, produzidas em estruturas de madeira e vestidas com trajes de tecidos.
A última sala do museu, também localizada na parte superior, é a intitulada “Gestos Litúrgicos”. É neste cômodo que os visitantes assistirão o vídeo passado em onze monitores, que retrata sinais simples, mas cheios de significados – para aquele que vive a fé católica com ardor -, como juntar as mãos, erguê-las aos céus, ajoelhar-se ou simplesmente inclinar a cabeça.
Espaço educativo
No prédio anexo ao museu se encontra o espaço educativo, que foi especialmente concebido para atender os diferentes grupos que visitam o Museu da Liturgia, sejam eles moradores de Tiradentes ou turistas, jovens ou adultos, religiosos ou não religiosos.
Neste sentido, o espaço conta com atividades e objetos especiais para as crianças, como marionetes e jogos lúdicos, que possibilitam trabalhar e ampliar os conteúdos de forma divertida. (BD)
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.
Deixe seu comentário