Gaudium news > Primeiro arcebispo da Arquidiocese de Maringá (PR) completará 96 anos de vida

Primeiro arcebispo da Arquidiocese de Maringá (PR) completará 96 anos de vida

Maringá (Terça-Feira, 24-07-2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, estará em festa na próxima quinta-feira, dia 26 de julho, por ocasião dos 96 anos de idade do primeiro arcebispo da região, dom Jaime Luiz Coelho. Para marcar a data, o próprio dom Jaime presidirá uma missa comemorativa, às 18h, no auditório da TV 3º Milênio, que fica localizado na Praça Pio XII. A cerimônia ainda contará com a participação da Orquestra da Pontifícia Universidade Católica e do Coral Infanto-juvenil Arquidiocesano de Maringá.

Dom Jaime possui uma marca impressionante: participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II, inaugurado há 50 anos, em 1962, pelo papa João XXIII. Ao falar sobre o assunto, o arcebispo lembrou que naquele tempo existiam quase dois mil bispos no mundo todo – hoje são mais de quatro mil. “Todos contribuíam com o melhor de si a favor do crescimento da Igreja. Éramos uma assembleia de bispos jovens, bispos idosos, mas ali estava a Igreja de Deus reunida na busca de implantar, como dizia o Papa João XXIII, ‘um novo ar na Igreja de Deus'”, destacou.

Dom Jaime Luiz Coelho.jpg
Dom Jaime Luiz Coelho, Arcebispo da Arquidiocese de Maringá (PR)

Na cidade de Maringá, o arcebispo é reconhecido pela contribuição fundamental com o desenvolvimento pastoral da Igreja e também com o desenvolvimento da sociedade, tais como: a construção da Livraria Católica, depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas); a implantação da TV católica 3º Milênio, fundada pelo padre Gerhard Schneider; a obra de desfavelamento Núcleo Social Papa João XXIII e a consolidação da Santa Casa de Misericórdia de Maringá, entregue aos cuidados da Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, entre outras.

É importante destacar também que ele foi o idealizador e responsável pela construção do monumento símbolo da cidade, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, e da criação da primeira faculdade da região, que depois se tornou a Universidade Estadual de Maringá (UEM). E em reconhecimento a isso, em 1980, a universidade concedeu a dom Jaime o título de Professor Honoris Causa.

Ao prestar sua homenagem ao aniversariante, o atual arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, ressaltou que o primeiro arcebispo conseguiu estabelecer um legado de quase um século de vida doada para o bem de cada pessoa e para o bem da Igreja que nasceu da mata. “Atualmente contemplamos uma Igreja viva, dinâmica, comprometida com o Reino da paz, da justiça e da fraternidade graças ao trabalho iniciado por Dom Jaime”, disse dom Anuar.

Biografia
Filho de João Amélio Coelho e Guilhermina Cunha Coelho, dom Jaime nasceu no dia 26 de julho de 1916, na cidade paulista de Franca. Fez o seminário menor em Campinas, cursando depois Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Recebeu a ordenação presbiteral na Catedral de Ribeirão Preto, em 7 de dezembro de 1941. Foi vigário cooperador da Catedral, secretário geral do bispado e chanceler da Cúria diocesana.

Em 1944, foi designado cura da Catedral. No dia 3 de dezembro de 1956, aos 40 anos, foi designado bispo da recém-criada diocese de Maringá. A ordenação episcopal ocorreu em 20 de janeiro de 1957 na Catedral de Ribeirão Preto. Dois meses depois, Dom Jaime assumiu seu novo cargo, empossado no dia 24 de março de 1956.

Em 16 de outubro de 1979, com a criação da Província Eclesiástica e elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a arcebispo metropolitano. Sua posse como arcebispo deu-se em 20 de janeiro de 1957. Em 11 de julho de 1997, depois de 40 anos à frente da arquidiocese de Maringá, Dom Jaime entregou o comando daquela região a Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas