Capela mais antiga do Estado de São Paulo completou 390 anos
São Miguel Paulista (Sexta-feira, 20-07-2012, Gaudium Press) A Capela mais antiga do Estado de São Paulo completou essa semana 390 anos.
Alexandre Galvão, gestor da Capela São Miguel Arcanjo, localizada em São Miguel Paulista, contou, em entrevista exclusiva à Gaudium Press, um pouco da história desse patrimônio histórico, cultural e religioso.
A Capela está localizada em São Miguel Paulista |
Gaudium Press – Conte-nos um pouco da história da Capela. Como ela surgiu?
Alexandre Galvão – O Pe. José de Anchieta chegou por estas terras em 1560, veio visitar um grupo de índios Guaianá que para cá vieram fugindo da interferência cultural de brancos e índios de outras etnias, que estavam sofrendo no aldeamento da Vila de São Paulo de Piratininga – hoje a Cidade de São Paulo. Nesta mesma ocasião, Anchieta fundou o Aldeamento de São Miguel de Ururaí, construindo ali, uma pequena Capela em sapê e pau-a-pique.
Alexandre Galvão gestor da Capela São Miguel Arcanjo |
Gaudium Press – A aldeia Ururaí, local onde foi fundada a Capela, teve seu nome mudado para São Miguel de Ururaí. Há algum motivo específico pela escolha do nome do Arcanjo?
Alexandre Galvão – Ururaí significa rio dos pássaros e era o nome dado ao Rio Tietê pelos indígenas, a escolha se deve a devoção pessoal de Anchieta a São Miguel Arcanjo, devoção herdada de seu pai, pois São Miguel Arcanjo é o padroeiro da cidade de La Laguna, onde nasceu Anchieta. Outro ponto é que os índios Guaianá eram uma tribo de guerreiros e teriam se identificado de imediato com a imagem do Arcanjo como eles, guerreiro.
Gaudium Press – O que representa para o fato de serem a Capela mais antiga da capital paulista?
Alexandre Galvão – Na verdade a Capela de São Miguel Arcanjo é o templo religioso mais antigo do Estado de São Paulo, não só do município, somos privilegiados, abençoados em possuir um patrimônio não só importantíssimo do ponto de vista histórico, artístico e cultural mas principalmente religioso, pois a Capela é um símbolo da chegada de Cristo e seu Evangelho ao Brasil, aqui está a pia batismal em que os Jesuítas batizavam os índios e onde nascem novos cristão até hoje, perpetuando uma tradição que se iniciou com a chegada do Pe. José de Anchieta.
Gaudium Press – Quantas pessoas visitam anualmente a Capela?
Alexandre Galvão – Temos uma média de quatro mil visitantes ao ano, e 2.000 pessoas que participam da Santa Missa realizada todos os sábados.
|
A Capela de São Miguel Arcanjo é o templo religioso mais antigo do Estado de São Paulo |
Gaudium Press – Qual é a importância da Capela dentro do contexto arquidiocesano?
Alexandre Galvão – A Capela de São Miguel Arcanjo pertenceu à Arquidiocese de São Paulo até a Criação da Diocese de São Miguel Paulista pelo Papa João Paulo II. A Capela de São Miguel Arcanjo foi uma das mais ricas Capelas do Período Colonial Paulista, parte desta riqueza pode ser observada no Museu de Arte Sacra e também no acervo da Capela. Ela é um marco não só da Chegada da Igreja no Brasil, mas também revela o papel fundamental que a Igreja desenvolveu não só no trabalho com os índios, mas também para com a formação da Cidade de São Paulo, uma vez que o auxílio dos índios Guaianá foi fundamental para a defesa da cidade contra seus rivais Tamoios.
Gaudium Press – A Igreja Católica faz algum trabalho social ou cultural em comunhão com a capela de São Miguel Arcanjo?
Alexandre Galvão – A Capela pertence a Diocese de São Miguel Paulista. Realizamos vários projetos culturais voltados ao patrimônio, artes e filosofia, mas sempre houve, por parte da Igreja e da comunidade, a preocupação de que a Capela, embora recebesse um espaço museal, continuasse a funcionar como templo religioso, por este motivo, mantivemos a celebração das Missas, Batizados, Casamentos e estamos organizando Grupos de Oração formados por devotos de São Miguel Arcanjo, uma vez que é a primeira Capela em devoção ao Arcanjo no Estado de São Paulo e também temos em nosso acervo uma das imagens mais antigas de São Miguel Arcanjo do século XVI trazida de Portugal pelos Jesuítas.
A Capela de São Miguel Arcanjo foi uma das mais ricas Capelas do Período Colonial Paulista |
Aberta para visitas
A Capela de São Miguel Arcanjo está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, s/nº, São Miguel Paulista. De quinta a sábado os horários de visitação são das 10h às 12h e das 13h às 16. Às quintas e sextas, é preciso agendar visita pelo telefone (11) 2032-3921 ou pelo e-mail capela.visitacao @hotmail.com. Os ingressos custam R$ 4,00.
Mais informações: http://capeladesaomiguelarcanjo.blogspot.com.br.
Por Emílio Portugal Coutinho.
Deixe seu comentário