Gaudium news > Presidente da FIUC dá entrevista na abertura da 24ª Assembleia da Federação Internacional das Universidades Católicas.

Presidente da FIUC dá entrevista na abertura da 24ª Assembleia da Federação Internacional das Universidades Católicas.

São Paulo (Sexta-feira, 20-07-2012, Gaudium Press) Prof. Anthony Cernera, Presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), concedeu uma entrevista na abertura da 24ª Assembleia da Federação Internacional das Universidades Católicas.

Gaudium Press – Por que a FIUC escolheu esse tema para a 24ª Assembleia? Há mudanças em curso? Quais?

Professor Cernera – Os temas que escolhemos tocam no ensino e no aprendizado em nossas instituições, que objetivam formar, promover mudanças pessoais e transformar a sociedade. Questionar ensino e aprendizado força-nos a considerar os novos contextos culturais, sociais, políticos e educacionais, que colocam muitos desafios para o mundo do conhecimento. Nossos professores são confrontados com novas sensibilidades culturais, educacionais e de treinamento, com a formação da nova universidade, com novas demandas para a certificação, novos contextos de ensino e assuntos para pesquisa. Quem são estes novos professores? Quem são estes novos alunos? Essa evolução que impacta as sociedades e as instituições está no centro da nossa discussão. Ela nos leva a uma série de perguntas para as quais vamos buscar respostas juntos.

Gaudium Press – Quais assuntos serão destacados na 24ª Assembleia Geral? Podemos esperar resultados práticos?

Prof. Cernera – São variadas questões, por exemplo: como a universidade católica reage às mudanças? Quais são os pontos de vista sobre a educação das ordens religiosas que ainda estão presentes no ensino superior? Como pode a universidade católica ser suficientemente inovadora para reagir às evoluções do conhecimento de nossa sociedade no futuro próximo? Qual pode ser a contribuição original da universidade católica a este mundo em evolução? Com base nessas questões, vamos tentar definir o perfil do professor hoje. Vamos abordar a sua relação com os alunos. Teremos ainda alguns casos concretos que podem ser considerados boas práticas e experiências em diversas partes do mundo, na estrutura do ensino católico superior.

Gaudium Press –  Qual é a principal diferença entre o ensino da universidade católica e o das demais?

Prof. Cernera – É a identidade. A formação de adultos jovens representa um grande desafio para a educação superior baseada em valores humanos e evangélicos, tradições humanistas e universais. Devido à especificidade da universidade católica, as nossas instituições de ensino superior têm papel importante a desempenhar na elaboração de respostas adequadas às necessidades de formação, na ótica da construção de uma cidadania competente e responsável. O processo de ensino em nossas universidades tem de conciliar a educação integral da pessoa e a formação para a profissão numa sociedade de mercado.

Gaudium Press – Qual é a visão da FIUC sobre o processo do ensino nas universidades católicas? E sobre as diferenças regionais?

Prof. Cernera – Informação, instrução e cultura, bem como a circulação e construção de conhecimentos e competências são fatores determinantes para o destino do indivíduo e para o seu desenvolvimento em termos sociais, econômicos e políticos. Todos têm direito ao conhecimento, mas é importante que cada um esteja ciente desse direito e da sua responsabilidade. A Igreja Católica também estimula a ideia de responsabilidade individual e tem desempenhado papel fundamental na mediação do diálogo entre as religiões e culturas. Cada universidade católica é única, com raízes no país e cultura diferentes. Cada uma tem sua história, patrimônio, problemas e objetivos, além do modo específico de encontrar um nicho no campo da educação, investigação e serviços e também de honrar seus compromissos.

Gaudium Press – Como as universidades católicas orientam a formação de pessoas?

Prof. Cernera – A formação integral parece uma resposta adequada para o mundo católico acadêmico, uma vez que oferece aos estudantes qualificação cultural e profissional que permite situar a sua formação num universo de significados e, assim, moldar sua personalidade integralmente. Esse modelo é baseado na ideia de que a educação deve levar em conta os aspectos espirituais, cognitivos e sociais do projeto acadêmico. Assim, a vontade de integrar a universidade ao seu contexto e fazê-la desempenhar plenamente um papel social dá-lhe o status de instituição civil responsável.

Gaudium Press – Qual é a maneira de transformar o ensino superior de forma a ser mais acessível? Quais as mudanças no processo de ensino e aprendizado?

Prof. Cernera – Como atores de ensino superior, temos de levar em conta os novos contextos culturais, sociais, políticos e educacionais que apresentam muitos desafios para o mundo do conhecimento. A integração das tecnologias à educação pode quebrar barreiras de tempo e distância para facilitar a colaboração e compartilhamento de conhecimento em locais geograficamente distintos. A tecnologia da informação aumenta a flexibilidade da oferta de educação e pode influenciar a forma como os alunos são ensinados e como aprendem. Maior disponibilidade de melhores práticas e melhor material didático na educação, que possam ser compartilhados através das tecnologias da informação, podem fomentar a melhoria do ensino e alcançar os grupos mais desfavorecidos e novos mercados internacionais de ensino.

Gaudium Press –  Qual tem sido o papel das universidades católicas na inclusão de estudantes carentes na universidade? Esta é uma das metas da FIUC?

Prof. Cernera – A inclusão depende de políticas de recrutamento das instituições de ensino e, claro, dos Estados. Temos de destacar que muitas instituições católicas de ensino superior, por exemplo, na América Latina, concedem bolsas de estudo para aumentar a inclusão de pessoas carentes (20% dos estudantes são beneficiados em muitas instituições).

Gaudium Press – Quais são as expectativas da FIUC ao reunir autoridades de ensino superior de todo o mundo para discutir o mesmo tema?

Prof. Cernera – A Assembleia Geral é um lugar onde as pessoas podem trocar e compartilhar experiências. Com o tema deste ano, esperamos que os acadêmicos católicos reflitam sobre as mudanças que enfrentam nossas instituições e que possam apresentar respostas inovadoras como uma contribuição específica das universidades católicas.

Saiba mais:
A 24ª Assembleia da Federação Internacional de Universidades Católicas (em inglês, International Federetion of Catholics Universitys) se realizará em São Bernardo do Campo-SP, dos dias 23 a 27 de julho de 2012, no Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial. O evento congrega 205 instituições de ensino superior no mundo, reunirá no campus da FEI em São Bernardo do Campo reitores e educadores para refletir sobre o tema Ensinar e Aprender na Universidade Católica – Educar e Formar.

Inscrições:
Campus SBC – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972 – B. Assunção – São Bernardo do Campo-SP – CEP 09850-901 – Tel.: (11) 4353-2900 – Fax: (11) 4109-5994.
Campus SP – Rua Tamandaré, 688 – São Paulo-SP – CEP 01525-000 – Tel./Fax: (11) 3207-6800
Website: www.fei.edu.br
E-mail: info_fei@fei.edu.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas