Arcebispo do Rio de Janeiro celebra Missa na Exposição “Quem é o Homem do Sudário?”
Rio de Janeiro (Sexta-feira, 20-07-2012, Gaudium Press) O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, celebrou na última terça-feira, 17, uma Missa especial. O prelado presidiu uma Celebração Eucarística na capela do Bangu Shopping, na capital carioca, onde há mais de 45 dias está sendo realizada a exposição “Quem é o Homem do Sudário?” que conta com uma réplica do lençol que envolveu Jesus Cristo em seu sepultamento.
Na capela, cuja arquitetura remonta a sinagoga de Nazaré, onde Jesus pregou, o arcebispo do Rio de Janeiro falou primeiramente de sua felicidade em observar o novo tipo de evangelização proposto pela mostra. “Fico feliz em ver como a Igreja vai entrando em lugares como o shopping para, através da arte e também do que a ciência diz, evangelizar”, declarou.
A liturgia da Cerimônia Eucarística foi em memória do Beato Inácio de Azevedo e de seus companheiros mártires. Por isso, Dom Orani recordou a todos que a Igreja nasceu do martírio de muitas pessoas, destacando que as adversidades não podem parar a caminhada. Deus sempre tira algo de positivo, mesmo dos acontecimentos revezes da vida, afirmou o prelado.
O arcebispo do Rio de Janeiro salientou ainda que o mais importante é encontrar caminhos para a nova evangelização. “No fundo, todas as pessoas estão desejosas de achar sentido para a sua vida, e esse sentido quem dá é Jesus Cristo”, disse. Para Dom Orani, por causa dessas pessoas é que é preciso descobrir novas maneiras de difundir a palavra de Cristo, indo também onde o povo está, como em shoppings centers.
“Que a gente encontre cada vez mais caminhos para a nova evangelização: esse é o desafio dos católicos. (…) Mas o segredo é que só faz isso quem tem uma experiência de Deus, as pessoas convictas de sua vida de Fé”, assegurou o prelado.
A exposição
A exposição “Quem é o Homem do Sudário?” será realizada no Bangu Shopping até o próximo dia 29 de julho. Aquele que quiser conhecer a mostra irá se deparar com um gruta cenográfica que faz referência à antiga Jerusalém. É neste cenário, que conta com uma iluminação que imprime a atmosfera rústica da época, que os visitantes irão conhecer os objetos expostos.
Conforme os organizadores do evento, a mostra está divida em cinco fases: a primeira é composta por cinco painéis, que mapeiam o sudário e possibilitam entender os diversos traços nele desenhados. A segunda etapa também é composta por painéis – 12 no total – que mostram um pouco a respeito dos estudos científicos que foram feitos para comprovar a autenticidade do lençol sepulcral.
O percurso histórico do Sudário é apresentado na terceira etapa. Já a quarta fase diz respeito à análise médico-forense; em oito painéis, é explicitado todo o mistério da dor do Homem do Sudário. A quinta e última etapa é a mais inovadora em termos de tecnologia. Isso porque, os visitantes ficam de frente a um holograma; técnica sofisticada que permite reproduzir com raios laser a figura que está contida no sudário em três dimensões.
Nesta última fase, os visitantes podem observar também uma escultura em bronze, feita a partir de todos os estudos científicos. A estátua reproduz altura e proporções exatas do Homem do Sudário.
Os visitantes terão acesso ainda à réplica em tamanho natural do Santo Sudário conservado em Turim, na Itália, e também de cópias das moedas colocadas sobre os olhos de Jesus, da coroa de espinhos, dos pregos e do Santo Sepulcro. (BD)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário