Diocese de Criciúma, em Santa Catarina, está vivendo a 1ª Semana da Juventude
Criciúma (Quinta-Feira, 19/07/2012, Gaudium Press) O Setor Juventude da diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, está promovendo desde o dia 15 até o dia 22 de julho, a 1ª Semana da Juventude. Além de propor atividades que envolvam a participação e o protagonismo juvenil, a semana marca o início da preparação da diocese para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e membro do Setor Diocesano de Juventude, Marcos Tramontin Serafim, a 1ª semana da Juventude foi assumida como atividade comum, na Assembleia de Pastoral, em outubro do ano passado, com o objetivo de iniciar um caminho metodológico de evangelização da juventude, com vistas a JMJ, mas atentos ao processo de evangelização de cada realidade juvenil.
Portanto, explica o coordenador, a semana faz uma ligação com outras atividades como o Dia Nacional da Juventude, em outubro deste ano, a peregrinação da Cruz, em janeiro de 2013, o processo de construção da CF 2013, a Semana Missionária, antecedendo a JMJ Rio, e a jornada mundial, propriamente dita. Ele destaca também a realização, no segundo semestre do ano que vem, de um seminário diocesano de partilha de experiências e discussão de propostas de projetos de continuidade, envolvendo padres, lideranças juvenis, pastorais, movimentos e congregações que trabalham com jovens na diocese.
“Queremos dinamizar a ação pastoral com a juventude nas paróquias, nos grupos de base, comunidades, voltando-se para a realidade onde o jovem está inserido, constituindo processos de formação, fazendo e refazendo laços e tecendo redes de fraternidade entre os jovens”, completa.
Já com relação à programação da semana da Juventude, Tramontin afirma que ela tem caráter paroquial, ou seja, é organizada e conduzida conforme a realidade de cada uma das paróquias. A programação, portanto, varia de uma paróquia para outra, de acordo com a dinâmica da pastoral. No entanto, uma das orientações seguidas é a de constituir na organização, programação, e no acontecimento da semana a experiência da pastoral de conjunto, envolvendo todos os segmentos e forças pastorais de cada uma das paróquias (grupos de jovens, pastorais, movimentos).
Durante os dias da semana, acontecerão diversas atividades como encontros de formação, gincanas bíblicas, vigílias eucarísticas, caminhadas, passeios ciclísticos, celebrações, shows, confraternizações, missões jovens, peregrinação das réplicas dos símbolos da JMJ, entre outras. Os eixos temáticos sugeridos para as atividades são: afetividade e sexualidade, amizade, família, vocação, juventude e violência, espiritualidade da juventude e juventude e cultura.
Quanto aos benefícios que se espera alcançar com esse projeto, o coordenador ressalta a mobilização dos jovens e a sensibilização das demais lideranças da Igreja, em suas diferentes instâncias. Pois, segundo ele, é crucial que seja apresentado a juventude uma proposta de Igreja/comunidade atraente e concreta, despertando o compromisso do jovem com a mesma. Outro benefício é situar a JMJ dentro do contexto da evangelização da juventude. “Assim, esse acontecimento não se torna só um evento, mas um caminho de evangelização”, destaca Tramontin.
Por fim, o coordenador enfatiza que este projeto quer, antes de tudo, semear a esperança na vida eclesial da diocese, proporcionando aos jovens, lideranças e ao povo de Deus um olhar de cuidado e zelo para com a vida dos jovens. Além de propor como Igreja, os caminhos e os espaços para que a possa descobrir sua vocação primeira que é a felicidade de ter encontrado no caminho, com o Jovem de Nazaré: Jesus Cristo.
“E deste encontro possam assumir com coragem e esperança a missão de discípulos e discípulas em meio à juventude, ser sal e luz, fermento na massa e fazer a diferença na vida da Igreja, nas comunidades e na sociedade”, conclui.
Projeto e subsídio
O projeto da Semana da Juventude foi apresentado à Assembleia Diocesana de Pastoral, como uma proposta do Setor Diocesano de Juventude, instância que contempla a diversidade de pastorais, movimentos e congregações que trabalham diretamente com a realidade juvenil. Hoje, na diocese de Criciúma, o Setor Juventude é composto com a representatividade da Pastoral da Juventude, Ministério Jovem, Movimento de Irmãos, Pastoral Juvenil Marista e a Pastoral Catequética.
O Setor Juventude tem sido um espaço de comunhão, diálogo e construção coletiva de algumas prioridades comuns. A semana da Juventude é uma delas. Durante os meses de Março e Abril, a equipe colegiada do Setor de Juventude produziu um subsídio orientativo para a aplicação da Semana da Juventude, com identidade visual, a contextualização do projeto, sugestões de temáticas, atividades, etc. Este subsídio contribuiu no processo de planejamento das atividades. (FB)
Deixe seu comentário