Gaudium news > “Houve um homem venerável. Bento pela graça e pelo nome”

“Houve um homem venerável. Bento pela graça e pelo nome”

São Paulo (Quarta-feira, 18-07-2012, Gaudium Press) Diversos religiosos carmelitas, dominicanos, capuchinhos e membros de outras ordens participaram da Celebração em memória de São Bento, presidida pelo Abade do Mosteiro beneditino de São Paulo, Dom Mathias Tolentino Braga, na última quarta-feira, 11, em memória do Santo Patrono da Europa e Patriarca do monaquismo ocidental.

Sao_Bento_SP.jpg
Igreja do Mosteiro de São Bento (São Paulo)
 

Dom Mathias iniciou a Celebração saudando os presentes com a seguinte frase: “Houve um homem venerável. Bento pela graça e pelo nome”.

Em sua homilia, o Abade contou fatos da história do Santo, sublinhando a semelhança com os sinais enviados aos patriarcas e profetas do Antigo Testamento. “Como Abraão, São Bento tem muitos filhos. Como Moisés que tirou água da pedra para saciar o povo, ele tirou a água que é o próprio Cristo, para saciar a nossa sede ‘quem tem sede venha a mim e beba’. Ao trazer à tona o martelo que flutua na água, nos lembra Eliseu. O corvo recorda Elias. Andando sobre as águas, Pedro. E assim, na vida desse homem, podemos ver a ação de Deus, que atua no Antigo Testamento e continua atuando na vida da Igreja.”

Durante a celebração ocorreu o rito de profissão de um dos irmãos. O jovem religioso, foi indagado pelo abade se estava consciente da decisão que tomaria. Após uma resposta afirmativa, assinou o documento da profissão de seus votos e o depositou no altar.

Após a celebração os beneditinos ofereceram um almoço de ação de graças aos convidados e autoridades que estavam presentes. (EPC)

Com informações da Arquidiocese de São Paulo.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas