Gaudium news > Com tradições centenárias, peruanos celebram a Virgem de Carmem

Com tradições centenárias, peruanos celebram a Virgem de Carmem

Callao (Terça-feira, 17-07-2012, Gaudium Press) Diversos atos litúrgicos, a reza da Novena a Nossa Senhora e procissões, são algumas das atividades que ocorrem em várias cidades peruanas, por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Carmem, celebração de grande devoção nacional.

view.jpeg
Numerosas procissões com a imagem da Virgem de Carmem acontecem em Callao / Foto: CEP

Na cidade de Callao, as festividades tiveram início na manhã desta segunda-feira, 16, com uma solene celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora de Carmem, presidida pelo bispo local, Dom José Luis del Palacio. Na ocasião, foram celebrados os 406 anos de presença da advocação mariana na cidade.

Logo após a missa os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas da cidade trasladando a imagem da Virgem. Em Callao já é tradição que os fiéis decorem as ruas com coloridos e chamativos tapetes de flores em homenagem a Nossa Senhora.

Mosteiro Santa Teresa
Na Arquidiocese de Arequipa, por sua parte, comemorou-se ontem também a festa da Virgem do Carmelo nas muitas paróquias da jurisdição eclesial. A celebração principal aconteceu às 10h no Templo Mosteiro Santa Teresa e foi presidida pelo arcebispo local, Dom Javier Del Río Alba.

Mais adiante, às 14h30 teve incio uma solene procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmelo, que data de 1710, ano em que o mosteiro foi fundado. A imagem é custodiada pelas madre carmelitas, que se encarregam de propagar esta devoção mariana.

Como preparação à festividade também teve lugar no Mosteiro mariana o solene novenário em honra à Virgen de Carmem, com celebração eucarística em cada dia da novena. E na noite de domingo, 15, foi realizada uma serenata para Nossa Senhora, assim como um show de fogos artificiais.

As festividades marianas em Arequipa serão concluídas amanhã, 18, com a imposição das insígnias do Carmelho a novos devotos, evento que ocorrerá no marco de uma solene Santa Missa.

“Mamacha de Carmem”

view 2.jpeg
As procissões da Virgem em Cusco são grandes manifestacões do fervor popular / Foto: CEP

Em Cusco também está sendo realizadoum novenário que carinhosamente, na cidade, leva o nome de “Mamacha de Carmem”. Esta novensa foi realizada com a oração do Santo Rosário, cantos e celebrações eucarísticas.

No âmbito da jurisdição eclesial de Cusco já são bastante conhecidas as festividades de Carmen nas províncias de Paucartambo, Pisa e Huarocondo. Nestes locais, as festão já fazem parte de um tradição e acontecem com grandes manifestações de fervor popular.

Destas festividades, destaca-se a celebração em Paucartambo, onde ocorre a cada ano uma multitudinária procissão com a venerada imagem de Nossa Senhora de Carmem, que foi coroada em 1985 pelo Papa João Paulo II. Esta celebração, assim como a que acontece em Chavín, no departamento peruano de Ancash, já foi proclamada “Patrimônio cultura da Nação”.

Com informações do Serviço Informativo Semanal da Conferência Episcopal Peruana (CEP) e da Arquidiocese de Arequipa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas