Gaudium news > Papa envia mensagem por ocasião do 450º aniversário de fundação do mosteiro de São José, em Ávila

Papa envia mensagem por ocasião do 450º aniversário de fundação do mosteiro de São José, em Ávila

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-07-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI enviou hoje, 16, uma mensagem ao bispo de Ávila, na Espanha, Dom Jesus García Burillo, por ocasião do 450º aniversário de fundação do mosteiro de São José, em Ávila, e da reforma do Carmelo realizada por Santa Teresa de Jesus.

Em sua mensagem, inicialmente, o Papa destacou que a reforma do Carmelo nasceu da oração e tende a oração. “Ao promover um retorno radical à Regra primitiva, afastando-se-se da Regra mitigada, Santa Teresa de Jesus quis propiciar uma forma de vida que favoreceria o encontro pessoal com o Senhor, para o qual é necessário ‘se pôr em solidão e olhá-lo dentro de si, e não se estranhar de tão bom hóspede'”, disse.

Conforme o pontífice, Santa Teresa propôs um novo estilo de ser carmelita em um mundo também novo. “Aqueles foram ‘tempos fortes”. E neles, ao dizer da Mãe do Espírito: ‘Está se ardendo o mundo, querem tornar a sentenciar Cristo, querem pôr sua Igreja ao solo. Não, irmãs minhas, não é tempo de tratar com Deus assuntos de pouca importância'”, destacou. Dito isto, o Santo Padre indagou: “Não nos resulta familiar, na conjuntura que vivemos, uma reflexão tão luminosa e interpelante, feita há mais de quatro séculos pela Santa Mística?”.

Dando prosseguimento a sua mensagem, Bento XVI explicou que o fim último da Reforma promovida por Santa Teresa e da criação de novos mosteiros “era, em um mundo escasso de valores espirituais, abrigar com a oração a tarefa apostólica; propor um modo de vida evangélica que fosse modelo para quem buscava um caminho de perfeição, com a convicção de que toda reforma pessoal e eclesial autêntica, passa a reproduzir cada vez melhor em nós a ‘forma’ de Cristo”.

Para o Santo Padre, a missão a que se propôs Santa Teresa de Ávila é de grande ajuda para os católicos que vivem no mundo atual. “Podemos afirmar que, em sua época, a Santa evangelizou sem fraquezas, com ardor nunca apagado, com métodos afastados da inércia, com expressões aureoladas de luz. Isto conserva todo seu frescor na encruzilhada atual, que sente a urgência de que os batizados renovem seu coração através da oração pessoal, seguindo o ditado da Mística avilense, na contemplação da Sacratíssima Humanidade de Cristo como único caminho para alcançar a glória de Deus”, afirmou.

Concluindo sua mensagem, o pontífice expressou que a força de Cristo, da mesma forma que auxiliou Santa Teresa, conduzirá a redobrar as iniciativas “para que o povo de Deus recobre seu vigor da única forma póssível: dando espaço em nosso interior aos sentimentos do Senhor Jesus, buscando em toda circunstância uma vivência radical de seu Evangelho”. (BD)

Com informações do serviço de imprensa do Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas