Gaudium news > Catequistas acreditam que juramento de fidelidade aos ensinamentos católicos é positivo

Catequistas acreditam que juramento de fidelidade aos ensinamentos católicos é positivo

Arlington (Segunda-feira, 16-07-2012, Gaudium Press) O diretor de comunicações da Diocese de Arlington, nos Estados Unidos, Michael Donohue, deu recentemente uma entrevista à agência de notícias católicas, ACI Prensa, abordando o tema do juramento de fidelidade aos ensinamentos da Igreja por catequistas e instrutores de religião. O diretor declarou que, tirando alguns professores que não querem fazer este juramento, “a grande maioria destacou que se trata de algo positivo”.

As declarações do diretor de comunicações vêm em resposta a uma nota publicada no dia 11 de julho pelo jornal norte-americano Washington Post, que afirmava que cinco catequistas das escolas dominicais deixaram os seus postos logo após se recusarem a fazer o juramento que lhes foi proposto, qualificando, segundo o periódico, como uma “bofetada na cara”.

O juramento da profissão de fé dos catequistas da Diocese de Arlington é obrigatório e deve ser realizado até o fim de setembro próximo. Segundo Donohoue, ela funciona como um gesto de comunhão no qual os professores de religião professam sua Fé e comunhão com o bispo local, Dom Paulo Loverde, com o Papa Bento XVI e toda a Igreja.

O diretor explicou que a profissão de Fé contém as verdades essenciais da Fé católica e solicita àqueles que lhe fazem o juramento “que aceitem firmemente e defendam cada uma das coisas propostas de maneira definitiva pela Igreja em relação aos ensinamento sobre Fé e Moral” submetendo-se, ademais, “com a vontade e o intelecto aos ensinamentos do Romano Pontífice e do Colégio Episcopal”.

Donohue declarou à ACI Prensa que em nenhum momento o juramento de fidelidade busca castigar as pessoas que discordam dos ensimamentos da Igreja, mas “busca fortalecer o ensinamento da Fé nas instituições católicas, assegurando assim a transmissão do Evangelho em sua integridade”.

O juramento de fidelidade aos ensinamentos fazem parte das comemorações pelo o Ano da Fé, que acontecerá entre 2012 e 2013. Isto porque, quando anunciou a realização do evento no ano passado, o Papa Bento XVI descreveu uma série de maneiras, através das quais as dioceses e as paróquias do mundo inteiro podiam se unir a esta iniciativa, professando o que crê a Igreja.

Seguindo o que o pontífice sugeriu, a Diocese de Arlington apresentou o juramento aos catequistas.

A profissão de Fé é baseada no documento Lumen Gentium do Concilio Vaticano II. (BD)

Com informações da ACI Prensa e da EWTN notícias.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas