Chega ao fim 3º Congresso Missionário Nacional (CMN)
Palmas (Segunda-feira, 16-07-2012, Gaudium Press) Chegou ao fim neste domingo, 15, o 3º Congresso Missionário Nacional (CMN), realizado na cidade Palmas, capital do estado do Tocantins. O evento, que teve início no dia 12 de julho, foi encerrado com celebração eucarística presidida pelo arcebispo local, Dom Pedro Brito Guimarães, e concelebrada pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner.
O último dia do evento também foi destinado às conclusões dos trabalhos realizados em quatro mutirões |
O último dia do evento também foi destinado às conclusões dos trabalhos realizados nos quatro mutirões: Infância, Adolescência e Juventude Missionária(IAJM), Leigos e Leigas, ministros ordenados e Vida Religiosa Consagrada.
Entre os pontos acentuados pela IAJM estão: levar em conta o contexto secularizado em que as crianças, adolescentes e jovens missionários estão imersos. Um mundo, que segundo a entidade, exige personalidades fortes para um testemunho profético, “comunidades fraternas e comprometidas e muita criatividade e ousadia; maior dedicação na formação dos assessores; trabalho em conjunto com as famílias e uso extensivo das redes sociais”.
Por sua vez, o mutirão formado por leigos e leigas destacou o fato de haver mais leigos participando de missões e de uma maior igualdade entre suas ações e a dos ministros ordenados, porém os participantes ressaltaram que falta ainda pastorais de fronteira.
Já os membros da Vida Religiosa Consagrada reafirmaram sua vocação missionária de ser presença profética e samaritana em meio ao povo e por meio do canto “Comungar é tornar-se um perigo, viemos para incomodar, com a fé e união nossos passos um dia vão chegar”, expressaram aos congressistas sua maneira peculiar de fazer missão.
Por fim, os ministros ordenados expuseram suas conclusões. Eles destacaram a missão como fonte de espiritualidade, a capacidade de estar com o povo, o encontro pessoal com Jesus Cristo, a vivência do despojamento e a valorização dos leigos como pontos positivos do seu ser missionário.
O 3º Congresso Missionário Nacional (CMN) teve a presença de 600 pessoas, que refletiram também, por meio de painéis temáticos, o tema central do evento: “Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”. (BD / DA)
Deixe seu comentário