Gaudium news > Começa em Palmas (TO) o 3º Congresso Missionário Nacional

Começa em Palmas (TO) o 3º Congresso Missionário Nacional

Palmas (Sexta-feira, 13-07-2012, Gaudium Press) Começou nesta quinta-feira, 12, em Palmas, capital do estado do Tocantins, o 3º Congresso Missionário Nacional (CMN). O evento tem a participação de mais de 600 missionários de todo o país e do mundo, e está sendo realizado a partir do tema “Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”.

participantes3cmn.jpg
Cerimônia de abertura do 3º Congresso Missionário Nacional (CMN)

O discurso inicial do evento foi proferido pelo presidente do 3º CMN e da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio Braschi. O prelado ressaltou o comprometimento de todos com a ordem imperativa de Jesus: “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio” (Jo, 20,21).

Manifestou-se também durante a cerimônia de abertura, que contou com momentos de reflexão e oração, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Padre Camilo Pauletti. Em sua intervenção, o sacerdote se dispôs a responder à pergunta “O que impulsiona alguém a ser missionário?” Padre Camilo responde que a missão provém de Deus e é seu espírito que os impulsiona.

A presidenta da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil, irmã Míriam Ambrosio, também dissertou sobre o tema. A freira destacou que ser religioso e ser religiosa é essencialmente ser missionário, sendo sinais de Deus para o mundo. Segundo irmã Márian, a vida religosa nos dá liberdade, “estamos sempre de malas prontas para atender todas as comunidades que necessitam e sofrem”.

Discursou ainda o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, que falou sobre sua expectativa de que o evento fomente uma maior conscientização missionária. O prelado também elogiou a realização do encontro. “Estamos contentes por este intercâmbio e espírito missionário que sopra neste congresso”, disse.

O evento segue até o próximo domingo, 15 de julho. (BD)

Com informações da Arquidiocese de Palmas

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas