Arcebispo de Los Angeles clama por novas vocações sacerdotais
Los Angeles (Sexta-feira, 13-07-2012, Gaudium Press) Em sua coluna publicada na agência de notícias católicas ACI, o arcebispo de Los Angeles, nos Estados Unidos, Dom José Gómez, comentou a respeito de sua preocupação em relação às vocações sacerdotais. Isto porque, segundo o prelado, em uma cultura altamente secularizada, os pais, mesmo os bons católicos, estão pouco dispostos a animar seus filhos a considerar o sacerdócio, o que diminuiria o número de padres no mundo.
Dom José Gómez Arcebispo de Los Angeles |
Pesaroso com essa situação, Dom Gómez afirmou que as vocações sacerdotais nascem de uma cultura católica e que “se todos estivessemos vivendo verdadeiramente nossa Fé católica e seguindo a Jesus, as vocações floresceriam”. Neste sentido, o arcebispo de Los Angeles definiu a família católica como o “seminário inicial”, pelo qual “necessitamos fortalecer a identidade católica de nossas famílias”.
O arcebispo norte-americano chamou então todos os católicos a crerem em uma cultura de vocações, para que mais homens possam escutar o convite de Deus para o sacerdócio. “As vocações são um dom de Deus e o fruto do Espírito Santo em nossa Igreja local. Todos nós na Igreja temos um dever de rezar por nossos sacerdotes e seminaristas e de rezar por mais vocações”, destacou o prelado.
Dom Gómez sublinhou então o trabalho pastoral da Arquidiocese de Los Angeles no sentido de chamar e formar homens para o sacerdócio, tarefa considerada por ele dever primordial. “Nós somos abençoados em Los Angeles por termos programas vocacionais criativos e um bom seminário. E cada ano estamos ordenando excelentes novos sacerdotes”, disse. Contudo, o prelado afirmou que a Igreja no sul da Califórnia continua crescendo, o que faz necessário mais vocações. “Necessitamos de mais trabalhadores para a colheita do amor”.
As diretrizes do Vaticano no que tange ao chamamento dos jovens para desfrutar a oração com Cristo também foram referidas pelo arcebispo, que destacou ainda a importância de se ir regularmente ao sacramento da Reconciliação. “Isto permite aos jovens crescer em sua própria consciência e em sua relação com Deus. Nós também devemos oferecer a nossos jovens muitas oportunidades para se reunirem e servir a seus próximos, na caridade”, declarou Dom Gómez.
Por fim, o prelado afirmou ser uma questão prioritária em seu trabalho missionário oferecer aos jovens uma experiência cristã, e exortou, na oração diária, a rezar também para que cada dia novos homens escutem o chamado sacerdotal de Deus. “Peçamos à Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, que nos ajude a estar abertos ao plano de Deus para nossas vidas e as vidas dos que queremos, especialmente nossas crianças. Peçamos a ela que nos ajude a responder ao chamado de Deus como ela o fez – com o ‘sim’ de toda nossa vida”, concluiu. (BD)
Deixe seu comentário