Gaudium news > Visita do Papa à Colômbia ainda é incerta, mas “a possibilidade existe”, diz secretário geral do episcopado colombiano

Visita do Papa à Colômbia ainda é incerta, mas “a possibilidade existe”, diz secretário geral do episcopado colombiano

Bogotá (Quinta-feira, 12-07-2012, Gaudium Press) Uma eventual visita do Santo Padre à Colômbia “é ainda uma coisa incerta. Ele gostaria, existe a possibilidade, está aberta, mas, todavia, não poderemos dizer nada até que chegue o tempo, os médicos façam uma avaliação e seus assistentes aceitem que venha”, manifestou à Gaudium Press o bispo de Fontibón e secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, que esta semana, junto com 90 bispos colombianos, participa da 93ª Assembleia Plenária do Episcopado que se desenrola em Bogotá.

3345304.jpg
Segundo Dom Córdoba, a viagem do Papa à Colômbia dependerá da avaliação médica

Dom Córdoba disse também que nas diversas ocasiões em que os prelados colombianos convidaram o Papa – como ocorreu na recente visita “Ad Limina Apostolorum”, realizada por um grupo de bispos da Colômbia a Roma, entre os dias 14 e 25 de junho – , ele sempre expressou: “Levo em meu coração o anseio, tenho este profundo desejo de ir à Colômbia, já veremos o que Deus quer”.

O secretário geral da CEC explicou ainda que ante uma eventual viagem do Santo Padre à Colômbia, por sua idade – Bento XVI conta com 85 anos – ele não poderia visitar Bogotá. Dessa maneira, o pontífice só poderia visitar uma cidade com baixa altitude, como é Barranquilla, Cartagena, Santa Marta e Medellín. “Está tudo nas mãos do médico, para que, nestes momentos, eles observem e decidam. Seria dentro de um ano, para a vinda ao Brasil quando já estará com 86 anos de idade”, acrescentou o bispo de Fontibón.

Visita “Ad Limina” de junho

O secretário geral do episcopado colombiano também falou à Gaudium Press sobre a recente visita ” do primeiro grupo de bispos da Colômbia – o segundo grupo viajará a Roma para se encontrar com o Papa no mês de setembro.

Dom Córdoba recordou que este encontro com o Santo Padre, assim como com os dicastérios da Cúria Romana, realiza-se com duas finalidades: “primeirao para depositar no coração do Papa todos nossos anseios, nossas expectativas, nossas alegrias, nossas dificuldades pastorais. E, segundo, para receber a instrução dele como Pastor Universal da Igreja, seu Magistério e os direcionamentos que marcam a Igreja”.

Disse também que a reunião com Bento XVI “produz um marco de comunhão eclesial impressionante”, porque é a força da Igreja Católica, que nenhuma outra igreja possui, já que “tem uma cabeça” que é Cristo, e tem um representante que é o Papa. Tem um sucessor de Pedro, que é Bento XVI. Ele confirma na fé”.

Finalmente, referindo-se à Assembleia Plenária, que sucede coincidentemente a “Ad Limina”, Dom Córdoba sublinhou que o encontro com o pontífice é um grande impulso para o trabalho que desenvolverão os bispos colombianos durante o restante desta semana.

“Esta ‘Ad Limina’ nos marcou umas pautas. O Papa fez um discurso em que nos brindou com uns direcionamentos, animando-nos à evangelização (…) Nos animou a nos mantermos muito unidos, na unidade do episcopado, do Colégio Apostólico, e muito unidos a Pedro. A união, a evangelização, o ter uma audaz pregação do Evangelho em épocas onde há a ausência de Deus, onde se requer um testemunho de vida muito grande (…) O Papa nos instou a tudo isto. Eu creio que foi importante para nosso trabalho”, declarou, por fim, o secretário geral da CEC. (ST/BD)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas