Gaudium news > Arquidiocese de Pelotas celebra 10 anos de ordenação episcopal de Dom Jacinto Bergmann

Arquidiocese de Pelotas celebra 10 anos de ordenação episcopal de Dom Jacinto Bergmann

Pelotas (Quarta-Feira, 11/07/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, está em clima de festa e se prepara para celebrar, em intensa comunhão, os 10 anos de ordenação episcopal do seu Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Bergmann, que no dia 08 de maio de 2002 foi nomeado pelo papa João Paulo II como bispo auxiliar de Ausuccura e auxiliar na então diocese de Pelotas. Sua ordenação episcopal ocorreu dois meses depois, no dia 14 de julho, na Catedral São Francisco de Paula, pelas mãos de Dom Jayme Henrique Chemello.

Dom Jacinto Bergmann.JPG
Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas (RS)

 

Para comemorar essa data tão significativa para o povo católico da região, a arquidiocese está preparando uma celebração eucarística de Ação de Graças na próxima sexta-feira, dia 13 de julho, a partir das 18h30min. Após a cerimônia haverá um momento de confraternização na frente da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula (havendo tempo bom) ou nas dependências da catedral (havendo tempo ruim).

Por ocasião da data, dom Jacinto declarou que ao longo desses dez anos de trabalho episcopal procurou viver o lema que assumiu ao ser ordenado bispo: “In Nomine Trinitatis” (“Em nome da Trindade”). Para o arcebispo, cada dia dessa experiência foi possível perceber que a missão episcopal praticamente se resume na construção da unidade à luz da Trindade.

“Por isso, a convicção que possuo hoje é total: fazer juntos é divino! Louvo a Deus pelos 10 Anos de Ordenação Episcopal. Agradeço a todos que me ajudaram a viver o In Nomine Trinitatis. Renovo novamente o meu Eis-me aqui, Senhor! (lema presbiteral) para ser um simples operário da vinha do Senhor”.

Episcopado

Foi ordenado bispo na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, por Dom Jayme Henrique Chemello, no dia 14 de julho de 2002. No dia 15 de junho de 2004, o Papa João Paulo II, nomeia, Dom Jacinto como bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina. De 2002 a 2004 foi o bispo responsável pelas Comunicações Sociais do regional Sul 3 da CNBB. Desde 2004 foi o coordenador da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética e Missionária do regional Sul-4 da CNBB. Em âmbito nacional, de 2007 até 2011 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Dom Jacinto Bergmann, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, para bispo da Diocese de Pelotas no dia 1º de julho de 2009, sucedendo a Dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da CNBB. Tomou posse da diocese no dia 27 de setembro de 2009. No dia 13 de abril de 2011 o Papa Bento XVI o elevou a dignidade de arcebispo, data da criação da Província Eclesiástica de Pelotas. No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, período a concluir-se em 2015

Dom Jacinto Bergmann, sexto filho de Antônio e Regina Bergmann, nasceu em Alto Feliz, Rio Grande do Sul, no dia 29 de outubro de 1951. Após seus estudos primários em sua terra natal, de 1957 a 1963, ingressou no Seminário Menor São José, da Arquidiocese de Porto Alegre, em Gravataí. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de outubro de 1976, na capela Bom Jesus do Carmelo de São Leopoldo. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas