Por que Bento?
O que motivou o atual pontífice a escolha de seu nome? |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-07-2012, Gaudium Press) No dia de hoje, 11, o Santo Padre Bento XVI celebra a festa de seu padroeiro: São Bento Abade.
Mas o que o motivou a escolher o nome Bento? A resposta a essa pergunta foi dada pelo próprio pontífice em 27 de abril de 2005, durante sua primeira audiência geral.
“Quis me chamar Bento XVI para me relacionar idealmente ao venerado Pontífice Bento XV, que guiou à Igreja em um período atormentado pelo primeiro conflito mundial. Foi valente e autêntico profeta de paz e agiu com extrema valentia desde o início para evitar o drama da guerra e depois ao limitar as nefastas consequências”, declarou o Papa na época.
Sua Santidade explicou também que “o nome de Bento evoca, além disso, a extraordinária figura do grande ‘Patriarca do monacato ocidental’, São Bento de Núrsia. A progressiva expansão da Ordem Beneditina fundada por ele, exerceu um influxo enorme na difusão do cristianismo em todo o Continente. São Bento é por isso muito venerado na Alemanha e, em particular, na Baviera, minha terra de origem. Constitui um fundamental ponto de referência para a unidade da Europa e um forte apelo às irrenunciáveis raízes cristãs de sua cultura e de sua civilização”.
O Santo Padre concluiu a audiência rogando que São Bento “esteja sempre no primeiro lugar nos nossos pensamentos e em cada uma das nossas atividades!”. (EPC)
Deixe seu comentário