Colômbia, Panamá ou Chile? Qual país o Papa visitará depois da JMJ Rio-2013?
Roma (Sexta-feira, 06-07-2012, Gaudium Press) Três países da América Latina disputam a possibilidade de que o Santo Padre os visite, aproveitando a viagem que serpa realizada ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, em julho de 2013.
Colômbia, Panamá e Chile são países que, a partir de suas Embaixadas junto à Santa Sé, assim como de suas Conferências Episcopais, já enviaram convites oficiais para que Bento XVI estude a possibilidade de realizar uma curta visita no contexto da JMJ, segundo noticiou hoje o Vatican Insider.
O primeiro país a fazer o convite formal ao Santo Padre foi a Colômbia através de seu Embaixador na Santa Sé, César Mauricio Velásquez, que em curto diálogo com o Papa, no final de uma audiência em 9 de maio, convidou o Sumo Pontífice a viajar ao país como “Peregrino do Perdão”.
|
Três países da América Latina “disputam” a visita de Bento XVI em 2013. |
Na ocasião, Bento XVI assim se expressou: “É um desejo que espero cumprir. Acompanho os colombianos que mais sofrem.”
Pouco tempo depois, segundo informou na ocasião a Gaudium Press, por uma fonte vaticana, soube-se que a Santa Sé estaria estudando a geografia colombiana para uma “eventual” visita do Sumo Pontífice a esse país andino.
O convite da Colômbia foi reforçado recentemente por vários bispos colombianos, em Roma durante a visita “Ad Limina Apostolorum”, realizada entre 14 e 25 de junho.
Dom Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Presidente do Episcopado Colombiano, assegurou que se insistiu junto à Secretaria de Estado a possibilidade de que o Santo Padre viaje até a Colômbia: “pessoalmente se lhe disse em duas oportunidades e espero que o Sumo Pontífice tenha podido amadurecer essa possibilidade”, segundo cita o Boletim Informativo da Embaixada da Colômbia ante a Santa Sé (maio e junho).
Entre os países latinoamericanos que também poderia ser visitado pelo Papa, no contexto da JMJ do Brasil, está o Panamá. De acordo com informações oferecidas pelo Vatican Insider, a eventual viagem de Bento XVI poderia ocorrer pela ocasião do Ano Jubilar que o país comemorará por ocasião dos 500 anos da criação da diocese de Santa Maria, La Antigua, a primeira em terra firme do Continente Americano.
Apesar de o Santo Padre ter designado o Cardeal Oullet, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, para que o represente messes festejos, o Papa foi convidado no final do mês de maio para que viaje ao Panamá.
O encarregado de fazer o convite formal ao Sumo Pontífice da parte do governo do Panamá foi o vice-chanceler Francisco Álvarez De Soto, em uma viagem feita ao Vaticano. “Tudo depende de Deus”, foi a resposta do Santo Padre.
O Chile também se junta à Colômbia e Panamá. Há poucos dias, no final de uma Audiência Geral do Papa, o Embaixador chileno no Vaticano, Fernando Zegers Santa Cruz, reiterou a Bento XVI o convite para que visite o Chile.
Zegers Santa Cruz viajou ao Vaticano para que O Santo Padre benzesse “La Puerta de la Cruz del Tercer Milenio”, uma monumental obra de arte em bronze com a figura da Virgem do Carmo e vários anjos que representam as várias regiões do Chile.
Apesar de que Bento XVI não costume visitar outros países depois de ir àquele que foi sede da JMJ, pessoas próximas ao Pontífice julgam ser possível ao Pontífice realizar no ano que vem uma curta visita a outro país, além do Brasil. (JSG)
Com informações do VIS
Deixe seu comentário