Gaudium news > 5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste acontece em Feira de Santana, na Bahia

5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste acontece em Feira de Santana, na Bahia

Feira de Santana (Quinta-feira, 05-07-2012, Gaudium Press) Começou na última segunda-feira, 2 de julho, em Feira de Santana, na Bahia, a 5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste. O evento reúne 120 seminaristas diocesanos, adivindos de 35 dioceses do nordeste, que até amanhã, 06, terão aulas a respeito dos assuntos de maior importância para a Igreja Católica, sob a luz do tema “Concílio Vaticano II: 50 anos de vida e missão”.

formisefeirasantana.jpg
O evento reúne 120 seminaristas diocesanos, adivindos de 35 dioceses do nordeste

Segundo o secretário geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Padre Marcelo Gualberto, que concelebrou a missa de abertura do evento, o encontro reflete a missão na Igreja e pretende mostrar para o seminarista, como ele, a partir de sua formação, deve cultivar amor pela dimensão missionária:

“O seminarista precisa aprender a amar a missão para quando chegar ao sacerdócio ser um verdadeiro anunciador do Evangelho, não apenas em sua diocese, mas também além-fronteiras”, declarou o sacerdote.

Os assuntos estudados no encontro são: A História da Missão antes e depois do Vaticano II; A Formação Missionária do Seminarista Diocesano; e a Missão em Aparecida e nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Os palestrantes reponsáveis pela apresentação dos temas são respectivamente: o padre Estevão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília; o bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva; e a irmã Regina, do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME).

Além das aulas, o encontro de formação missionária para seminaristas do Nordeste contou e contará com celebrações. A missa de abertura do evento foi presidida pelo bispo responsável pela dimensão missionária no Regional Nordeste 2 (que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Alagoinhas, na Bahia, Dom Paulo Romeu, e a missa de encerramento será celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

A metodologia da formação conta com exposição dos assessores e tarde de oficinas; destaque para quatro das Pontifícias Obras Missionárias e noite de testemunhos e parte cultural. (BD/JS)

Com informações da Arquidiocese de Salvador.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas