5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste acontece em Feira de Santana, na Bahia
Feira de Santana (Quinta-feira, 05-07-2012, Gaudium Press) Começou na última segunda-feira, 2 de julho, em Feira de Santana, na Bahia, a 5ª Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste. O evento reúne 120 seminaristas diocesanos, adivindos de 35 dioceses do nordeste, que até amanhã, 06, terão aulas a respeito dos assuntos de maior importância para a Igreja Católica, sob a luz do tema “Concílio Vaticano II: 50 anos de vida e missão”.
O evento reúne 120 seminaristas diocesanos, adivindos de 35 dioceses do nordeste |
Segundo o secretário geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Padre Marcelo Gualberto, que concelebrou a missa de abertura do evento, o encontro reflete a missão na Igreja e pretende mostrar para o seminarista, como ele, a partir de sua formação, deve cultivar amor pela dimensão missionária:
“O seminarista precisa aprender a amar a missão para quando chegar ao sacerdócio ser um verdadeiro anunciador do Evangelho, não apenas em sua diocese, mas também além-fronteiras”, declarou o sacerdote.
Os assuntos estudados no encontro são: A História da Missão antes e depois do Vaticano II; A Formação Missionária do Seminarista Diocesano; e a Missão em Aparecida e nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Os palestrantes reponsáveis pela apresentação dos temas são respectivamente: o padre Estevão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília; o bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva; e a irmã Regina, do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME).
Além das aulas, o encontro de formação missionária para seminaristas do Nordeste contou e contará com celebrações. A missa de abertura do evento foi presidida pelo bispo responsável pela dimensão missionária no Regional Nordeste 2 (que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Alagoinhas, na Bahia, Dom Paulo Romeu, e a missa de encerramento será celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
A metodologia da formação conta com exposição dos assessores e tarde de oficinas; destaque para quatro das Pontifícias Obras Missionárias e noite de testemunhos e parte cultural. (BD/JS)
Com informações da Arquidiocese de Salvador.
Deixe seu comentário