Gaudium news > Igreja da Argentina celebra 400 anos da ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata

Igreja da Argentina celebra 400 anos da ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata

Buenos Aires (Quinta-feira, 05-07-2012, Gaudium Press) Os franciscanos da Argentina irão iniciar na próxima segunda-feira, 09, as comemorações dos 400 anos da ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata. O evento comemorativo acontecerá na Basílica de São Francisco, de Buenos Aires, sede da cúria provincial, e constará de um ciclo de conferências e de uma Celebração Eucarística.

O ciclo de conferências terá início às 10h30 (horário local), com palestra ministrada pelo Frei Jorge David Catalán OFM sobre o tema “Alguns frades de notável referência”. Às 11h45, falará o ministro provincial Frei José Enid Gutiérrez Olmos OFM a respeito das “Chaves da Evangelização ao longo dos 400 anos de história”.

A Eucaristia começará às 12h30 e será presidida pelo arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, Cardeal Jorge Mário Bergoglio SJ, em conjunto com os ministros provinciais do Cone Sul, os irmãos guardiães das distintas fraternidades que atualmente compõem a Província, provinciais das Ordens históricas (dominicanos, mercedários, jesuítas e agostinianos) e diversas delegações de leigos provenientes das casas franciscanas da região de Buenos Aires.

Segundo ato celebrativo
O segundo ato celebrativo com o qual se comemorará o 4º Centenário da ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro em São Antônio de Arredondo, em Córdoba. Na ocasião, também estará presente o ministro provincial, em companhia dos Definidores Gerais para América Latina, Frei Néstor Schwerz OFM e Frei Julio César Bunader OFM, e de delegações de leigos, entre os quais os irmãos da Ordem Secular.

Os primeiros franciscanos chegaram ao território da atual Argentina em 1538, mas levaram a cabo a ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata somente em 1612.

Com informações da Aica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas