Igreja da Argentina celebra 400 anos da ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata
Buenos Aires (Quinta-feira, 05-07-2012, Gaudium Press) Os franciscanos da Argentina irão iniciar na próxima segunda-feira, 09, as comemorações dos 400 anos da ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata. O evento comemorativo acontecerá na Basílica de São Francisco, de Buenos Aires, sede da cúria provincial, e constará de um ciclo de conferências e de uma Celebração Eucarística.
O ciclo de conferências terá início às 10h30 (horário local), com palestra ministrada pelo Frei Jorge David Catalán OFM sobre o tema “Alguns frades de notável referência”. Às 11h45, falará o ministro provincial Frei José Enid Gutiérrez Olmos OFM a respeito das “Chaves da Evangelização ao longo dos 400 anos de história”.
A Eucaristia começará às 12h30 e será presidida pelo arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, Cardeal Jorge Mário Bergoglio SJ, em conjunto com os ministros provinciais do Cone Sul, os irmãos guardiães das distintas fraternidades que atualmente compõem a Província, provinciais das Ordens históricas (dominicanos, mercedários, jesuítas e agostinianos) e diversas delegações de leigos provenientes das casas franciscanas da região de Buenos Aires.
Segundo ato celebrativo
O segundo ato celebrativo com o qual se comemorará o 4º Centenário da ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro em São Antônio de Arredondo, em Córdoba. Na ocasião, também estará presente o ministro provincial, em companhia dos Definidores Gerais para América Latina, Frei Néstor Schwerz OFM e Frei Julio César Bunader OFM, e de delegações de leigos, entre os quais os irmãos da Ordem Secular.
Os primeiros franciscanos chegaram ao território da atual Argentina em 1538, mas levaram a cabo a ereção canônica da Província Franciscana do Rio da Prata somente em 1612.
Com informações da Aica.
Deixe seu comentário