Gaudium news > Diocese de Joinville promove o 4º "Arraiá da Esperança" em benefício de casas para dependentes químicos

Diocese de Joinville promove o 4º "Arraiá da Esperança" em benefício de casas para dependentes químicos

Joinville (Quarta-Feira, 04/07/2012, Gaudium Press) A Diocese de Joinville, no Estado de Santa Catarina, através do Conselho Diocesano de Assuntos de Dependência Química, promoverá no próximo dia 14 de julho o 4º “Arraiá da Esperança”, no Sítio Novo, conhecido como a Catedral da Tradição. O objetivo é arrecadar para instituições caritativas ligadas à diocese.

A programação do evento terá início a partir das 18h com uma oração de abertura. Na sequência, às 19h30, acontecerá uma apresentação folclórica. Logo após será realizado o concurso do Rei e da Rainha do Arraiá 2012, com distribuição de brindes.  Às 20h30 haverá um show com um show-man do Barco Príncipe de Joinville. O encerramento
do evento se dará a partir das 22h.  Estará à disposição dos participantes uma culinária característica para as festas dessa época do ano. Os ingressos para o evento poderão ser adquiridos nas secretarias das paróquias da diocese de Joinville. Crianças até 10 anos não pagam entrada e o estacionamento é gratuito.

Snap 2012-07-04 at 15.29.49.png

Preocupação da Igreja

É importante destacar a preocupação da Igreja com as questões da dependência química e o seu comprometimento que ela tem com o trabalho social e as ações de caridade que realizam as casas para dependentes químicos.  O Conselho Diocesano de Assuntos de Dependência Química, da Diocese de Joinville, tem a  missão de integrar as casas que acolhem os dependentes, grupos de apoio e de prevenção, promover ações, viabilizar e auxiliar na sustentação econômica para que possam oferecer um atendimento especializado aos que buscam esse tratamento.

As entidades

Esta edição do evento favorecerá, especificamente, as seguintes entidades: 

Fazenda da Esperança (Garuva) 

É como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. O trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool.

Essência de Vida (Araquari)

Fundada em 4 de setembro de 1994, a Comunidade Terapêutica Essência de Vida surgiu da necessidade de agir sobre as mazelas do mundo moderno: a dependência química e seus efeitos emocionais, físicos e sociais. Tem como missão dar condições ao dependente químico, e para sua família, de reabilitar-se biopsicossocial e espiritualmente, buscando mantê-los reinseridos na sociedade e oportunizando o exercício da sua cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Associação São Francisco de Assis – ASFA (São Bento do Sul)

A entidade de utilidade pública tem como objetivo a recuperação de dependentes químicos marginalizados e abandonados pela sociedade da cidade de São Bento do Sul.

Pastoral Antialcoólica (Joinville)

A Pastoral Antialcoólica é a ação da Igreja Católica no combate e prevenção do alcoolismo. Foi implantada no dia 8 de Novembro de 1994 na Comunidade São João Batista, no bairro Fátima em Joinville. A pastoral oferece exatamente aquilo que Jesus mais deseja; que é: acolher, encorajar e incentivar aqueles que mais necessitam de ajuda, na hora mais difícil da vida.

Pastoral da Sobriedade (Jaraguá do Sul)

A Pastoral da Sobriedade é a ação da Igreja Católica frente ao flagelo das dependências. É o trabalho conjunto de todos, para defender a vida que busca a Sobriedade, através da pedagogia de Jesus – Libertador. A pastoral atua em cinco frentes: prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e atuação política.

Casa Pe. Aloisio Boeing (Nereu Ramos- Jaraguá do Sul)

A Casa de apoio Pe. Aloísio Boeing é uma entidade de caráter assistencial, sem fins lucrativos que visa à prevenção do uso indevido de drogas, atenção e reinserção social de usuários e dependentes químicos, do sexo masculino, a partir dos 18 anos de idade. Atualmente abriga 16 pessoas, inclusive os menos favorecidos financeiramente e pessoas em situação de rua, em um ambiente simples e familiar. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas