Núncio apostólico no Uruguai pede a féis que recordem e rezem pelo Santo Padre
Montevidéu (Quarta-feira, 04-07-2012, Gaudium Press) Ao concluir a Santa Missa pela Solenidade de São Pedro e São Paulo, que aconteceu na Catedral de Montevidéu, no último dia 29 de junho, o núncio apostólico no Uruguai, Dom Anselmo Pecorari, fez um convite especial aos fiéis para recordar e rezar pelo Santo Padre.
“Queridíssimos irmãos, é uma alegria, um privilégio e uma honra, neste dia da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dia no qual recordamos especialmente o Santo Padre, sentir-me unido a vocês na oração que dirigimos ao Senhor para que proteja nosso Sumo Pontífice Bento XVI e o sustente no cumprimento de seu Ministério Petrino, nas circunstâncias às vezes tão difíceis como as do mundo contemporâneo no qual vivemos”, disse o núncio.
Dom Pecorari cumprimenta fiéis após a Santa Missa/ Foto: CEU |
Na ocasião, o representante da Santa Sé convidou a todos a rezar pelo Papa para que Deus “ajude a Seu Vigário a ser ‘Pedra’ sobre a qual está construída a Igreja; que lhe conceda ser timoneiro firme e seguro da embarcação, que é a Igreja Católica; que lhe conceda saúde e serenidade”.
Dom Pecorari também falou sobre a missão e o trabalho que presta cada núncio apostólico na Igreja particular. “À luz do Motu Próprio do Papa Paulo VI, ‘Sollecitudo Omnium Ecclesiarum’ fica claro que, sendo o Papa o centro da comunhão entre as Igreja na única Igreja Católica, também cada núncio apostólico tem o dever de promover a comunhão das Igrejas particulares com a Igreja que está em Roma, guiada e governada por seu pastor”.
Recordou que o serviço que presta o núncio apostólico na Igreja Católica é o de ‘favorecer os vínculos fraternos do Papa, Pastor Universal, com a vida das Igrejas locais da nação onde reside, para mantê-las, favorecê-las e ajudá-las”, assim como fazer presente o Santo Padre nas diversas realidades desta Igreja, e dar a conhecer o Papa a situação de cada Igreja local.
Dom Pecorari disse ainda que, além de oferecer um serviço de caráter eclesial, o núncio apostólico tem uma função na sociedade civil como representante do Papa, sendo embaixador da Santa Sé e membro do Corpo Diplomático. “Esta dimensão diplomática é uma consequência lógica da dimensão pastoral e não deve ser colocada por cima dela”, acrescentou o prelado.
Neste sentido, Dom Pecorari expressou: “Como núncio apostólico, representante do Santo Padre no Uruguai, com minha presença desejo ser hoje testemunha e símbolo vivente da profunda união que existe entre a Igreja Mãe, que está em Roma – congregada em torno do sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa, Pastor Universal e centro da comunhão eclesial – e esta Igreja particular de Montevidéu”.
O núncio apostólico no Uruguai concelebrou a Santa Missa dos apóstolos Pedro e Paulo em união com os bispo auxiliares de Montevidéu, Dom Milton Tróccolo e Dom Daniel Sturla. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Montevidéu, Dom Nicolás Domingo Cotugno Fanizzi.
Com informações da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU).
Deixe seu comentário