Padre vietnamita é atacado por oficiais não uniformizados
Nghe An (Quarta-feira, 04-07-2012, Gaudium Press) O Padre John Baptisy Nguyen Dinh Thuc, da Diocese de Dong Tram, no Vietnã, foi atacado por oficiais não uniformizados e desconhecidos aparentemente contratados quando estava prestes a iniciar a celebração eucarística em uma capela na província de Nghe An, localizada a 30 Km de sua paróquia. Os fiéis que tentaram defender o sacerdote também foram atacados brutalmente.
“Quando cheguei ao lugar, ás 14h30 (horário local), os oficiais impidiram que entrasse na capela e me golpearam”, contou o sacerdote à UCA News, que confirmou que aproximadamente 20 fiéis foram vítimas do ataque. “Uma mulher foi ferida gravemente na cabeça e recebe tratamento em um hospital em Hanoi”, denunciou também Padre Dihn Thuc. Esta mulher foi identificada como Maria Ngo Thi Thanh e padece de uma fratura em seu crânio, segundo informou a Asia News.
Ao tomar conhecimento do ataque, centenas de católicos de áreas vizinhas se dirigiram ao lugar e junto com a comunidade local estabeleceram uma guarda de umas duas mil pessoas que protegeram o sacerdote durante a celebração da Eucaristia, que finalmente foi realizada às 16h.
Os católicos locais reportaram que durante as semanas anteriores um veículo percorreu o lugar difundindo mensagens contra os fiéis e o clero acusando-os de “celebrar ilegalmente a Missa”. Os fiéis denunciaram à Asia News que “as autoridades não conhecem (ou dizem não conhecer) as leis que protegem a liberdade religiosa no Vietnã”. Também expressaram que o fato constitui uma grande violação dos direitos humanos.
Os fiéis protestaram frente aos escritórios do Comitê de Pessoas do distrito de com Cuong para exigir que o secretário do partido coloque fim aos ataques e respeite o princípio de liberdade religiosa.
O antecedente mais grave deste tipo aconteceu em novembro de 2011 quando um artefato explosivo caseiro foi ativado junto à porta da capela e ocasionou danos no telhado, nas janelas e no piso.
Deixe seu comentário