Município valenciano vive fim de semana de grande celebração à Imaculada Conceição
Onteniente (Terça-feira, 03-07-2012, Gaudium Press) O município valenciano de Onteniente, na Espanha, vive um final de semana de grande celebração à Imaculada Conceição, padroeira do lugar. Uma multitudinária Vigília Eucarística e a Missa da Puríssima, de 400 anos de tradição, foram os momentos altos da devoção popular, expressada em outros atos que comemoravam os 350 anos de festas em honra à Santíssima Virgem.
No último sábado, 30 de junho, a paróquia de Santa Maria sediou a Vigília Eucarística Mariana, que contou com a presença de uma grande número de fiéis. Tantos que surpreendeu o paróco local, Padre jauan Melchior Seguí. “Não se recordava na população um encontro eucarístico destas dimensões desde o Ano Mariano de 1987-1988, convocado por João Paulo II”, afirmou presbítero.
Na noite anterior, já havia acontecido uma vigília mariana, a cargo dos Irmãozinhos e Irmãzinhas do Cordeiro. “A igreja permanceu aberta durante toda a noite e em todo momento houve fiéis que acudiam a orar”, declarou Padre Seguí.
A Vigília Eucarística foi presida pelo arcebiso de Valência, Dom Carlos Ososo, e contou com a participação dos grupos eucarísticos de toda a diocese, que realizaram uma procissão de bandeiras da Adoração Noturna Espanhola. Mais de 30 seções ou povoados da diocese estiveram representados e percorreram o caminho desde a Ermida da Conceição até a paróquia de Santa Maria.
Diversas eucaristias tradicionais também foram celebrada pela população em homeangem à Santíssima Virgem. Além da Missa da Puríssima, celebrou-se uma “Missa d’infants”, que reuniu um grande número de crianças da comunidade, e uma Eucaristia jubilar para enfermos que, como nas demais celebrações, superou a participação esperada.
A imagem peregrina da Virgem dos Desamparados, padroeira de Valência, também foi trasladada e recorreu em procissão pela ruas de Onteniente. “Foram dias esplêndidos, muito emotivos, nos quais todos se envolveram e quiseram participar”, destacou Padre Seguí. “As pessoas estão muito contentes e agradecem que se tenham preparado todas estas celebrações nas quais as quatro paróquis de Ontiniente temos colaborado”.
Deixe seu comentário