Vaticano publica programa da viagem do Papa ao LÃbano
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 03-07-2012, Gaudium Press) O Líbano é o destino da próxima viagem papal, será a 24ª viagem internacional do Papa Bento XVI. Deverá ser uma visita de três dias com a assinatura e a entrega da exortação pós-sinodal sobre o Oriente Médio. O Santo Padre irá à capital, Beirute e a outras quatro cidades: Harissa, Baabda, Bzommar, e Charfet, segundo informou hoje a Sala de Imprensa do Vaticano no comunicado sobre o programa de viagem.
Será a segunda vez que o Papa Bento XVI vai ao Oriente Médio. |
Será a segunda vez que o Papa Bento XVI vai ao Oriente Médio. Em maio de 2009 ele fez uma viagem histórica à Terra Santa, visitando Amman, Monte Nebo, Jerusalém, Belém e Nazaré.
Agora o Sumo Pontífice vai novamente ao Oriente Médio, mesmo que a situação na região não estreja muito estável.
O motivo principal da viagem é a apresentação dos frutos da Assembleia Especial para o Oriente Médio, do Sínodo dos Bispos que aconteceu de 10 a 24 de outubro de 2010, no Vaticano, na presença do Santo Padre.
A viagem ao Líbano começará no dia 14 de setembro próximo com a chegada ao Aeroporto Internacional Rafiq Hariri de Beirute, às 13h25, hora local. Ali o Santo Padre pronunciará um discurso.
Às 18h irá em visita à Basílica de São Paulo em Harissa, onde assinará também a exortação apostólica pós-sinodal e pronunciará outro discurso.
No sábado, 15 de setembro, Bento XVI passará por três cidades.
O dia começará com uma Santa Missa em privado. Às 10h, no Salão dos Embaixadores do Palácio Presidencial de Baabda, o Pontífice será recebido pelo Presidente da República libanesa, Michel Suleiman, para uma conversa privada, seguida do encontro com o presidente do Conselho dos Ministros, Najib Mikati.
Às 10h50, no mesmo lugar, o Papa encontrará os Chefes das Comunidades religiosas muçulmanas. Às 11h15, no Salão 25 de Maio do Palácio Presidencial, o Santo Padre encontrará os membros do governo, das instituições da República, o Corpo Diplomático, os Chefes religiosos e os representantes do mundo da cultura aos quais também dirigirá um discurso.
Em Bzommar, às 13h30, está previsto o almoço com os Patriarcas e os Bispos do Líbano, com os membros do Conselho Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos e com a Comitiva Papal no Refeitório do Patriarcado Armenio católico.
O dia repleto de compromissos se encerra em um encontro com os jovens na praça adjacente ao Patriarcado maronita de Bkerké com, um discurso do Papa.
Ponto Culminante
O ponto culminante da viagem de Bento XVI ao Líbano será a Santa Missa do domingo, dia 16 de setembro às 10h no Beirut City Center Waterfront, durante a qual ele entregará a todos os bispos do Oriente Médio a exortação pós-sinodal.
Depois, o Pontífice irá almoçar com a comitiva papal na Nunciatura Apostólica em Harissa.
A 24ª viagem internacional do Santo Padre será concluída após um encontro com representantes religiosos, no Salão de honra do Patriarcado Siro católico de Charfet, às 17h15.
A partida do Pontífice para Roma está prevista para as 19h do mesmo Aeroporto Internacional Raiq Hariri de Beirute.
Ainda antes disso, às 18h30 acontecerá a cerimônia de despedida quando Bento XVI pronunciará o último discurso da viagem.
A chegada ao aeroporto de Ciampino, em Roma, está prevista para as 21h. (AA/JS)
Deixe seu comentário