Papa reconhece virtudes heroicas do arcebispo Fulton Sheen e Dom Álvaro del Portillo
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 02-07-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI reconheceu as virtudes heroicas de dois Servos de Deus: Dom Álvaro del Portillo y Díez de Sollano, bispo espanhol e prelado da Prelatura Pessoal do Opus Dei, falecido em 1994; e Dom Fulton Sheen, norte-americano, bispo de Rochester, falecido em 1979. Com o reconhecimento, os dois se tornaram Veneráveis.
Dom Fulton Sheen
Falecido aos 84 anos de idade, Dom Fulton Sheen é reconhecido, principalmente, por seu trabalho como pregador através dos meios de comunicação, sobretudo o rádio e a televisão. Realizou seu trabalho por 20 anos, tendo, inclusive, recebido prêmios por seus programas.
Dom Fulton Sheen |
Nascido em 1895, Fulton Sheen tornou-se sacerdote em 1919 no seminário de São Paulo em Minnesota. Em 1951 foi nomeado bispo auxiliar de Nova York, recebendo a ordeanação episcopal no mesmo ano. Desempenhou esta função até 1965, quando foi nomeado bispo de Rochester. Em 1968, deixou o cargo por motivo de idade.
Um dos momentos mais marcantes da vida de Dom Fulton Sheen aconteceu em 1979, pouco tempo antes de seu falecimento. Ele encontrou o Papa João Paulo II na Catedral de São Patrício, em Nova York. Foi abraçado pelo pontífice que lhe disse: “O senhor tem escrito e falado muito bem do Senhor Jesus. O senhor é um filho fiel da Igreja.
Dom Álvaro del Portillo
Nascido em Madri, na Espanha, em 1914, Dom Álvaro del Portillo y Díez de Sollano começou sua trajetória pastoral não muito cedo. Foi ordenado sacerdote em 1944, quando já havia se formado em engenharia civil e se doutorado na área. Antes, porém, já se dedicava aos assuntos religiosos. Desde 1935, fazia parte do Opus Dei.
Foi no Opus Dei que Dom Álvaro del Portillo viveu sua vida ministerial., sendo em 1975 escolhido presidente geral da instituição e sucessor de seu fundador, São Josemaria Escrivá de Balaguer e nomeado em 1982 pela Santa Sé primeiro Prelado do Opus Dei.
Dom Álvaro atou também em diversos dicastérios do Vaticano. Em 1963, por exemplo, foi nomeado pelo Papa João XXIII consultor na Pontifícia Comissão para a revisão do Código de Direito Canônico. Dom Álvaro foi nomeado bispo em 1991 pelo Papa João Paulo II.
Com informações da Rome Reports.
Deixe seu comentário