Papa agradece fiéis de Roma pelo apoio ao seu ministério apostólico
“Agradeço-vos cordialmente por este gesto de afeto e pela vossa iniciativa de apoio ao meu ministério apostólico”, disse o Santo Padre Bento XVI |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 29-06-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI celebrou na manhã desta sexta-feira, 29, o Ângelus especial em razão da Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, considerados também como padroeiros de Roma. Após a recitação da oração mariana, o pontífice se dirigiu aos fiéis presentes na Praça São Pedro, agradecendo-os pela manifestação de apoio a ele, e pedindo sua oração para poder servir a Igreja.
“Caros amigos, agradeço-vos cordialmente por este gesto de afeto e pela vossa iniciativa de apoio ao meu ministério apostólico e para favorecer em todos os locais um testemunho cristão corajoso e ativo”, disse o Santo Padre, destacando “os sentimentos de profunda comunhão e de proximidade epiritual” dos fiéis de Roma.
Ângelus e imposição do pálio
A recitação da oração mariana do Ângelus foi após a missa que Bento XVI presidiu na Basílica de São Pedro em razão da Solenidade de São Pedro e São Paulo. Durante a celebração, 43 arcebispos metropolitas de todo o mundo, incluindo sete brasileiros, receberam o pálio – insígnia litúrgica de “honra e jurisdição” da Igreja Católica – das mãos do pontífice.
Na cerimônia, o Santo Padre afirmou que a imposição do pálio se trata de um rito “eloquente” que coloca em destaque “a íntima comunhão” dos prelados com o bispo de Roma. Aos arcebispos do Brasil e aos familiares e amigos que os acompanhavam, o pontífice deixou uma “saudação especial”, desejando aos prelados presentes o seguinte voto: “À Virgem Maria confio vossas vidas, famílias e dioceses, para todos implorando o dom do amor e da unidade sobre a rocha de Pedro”.
Os prelados brasileiros que receberam o pálio do Papa Bento XVI são: o arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos; o arcebispo de Niterói (RJ), Dom José Francisco Rezende Dias; o arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Esmeraldo Barreto de Farias; o arcebispo de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha; o arcebispo de Teresina (PI), Dom Jacinto Vieira Rocha; e o arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto. (BD)
Deixe seu comentário