Bispos portugueses e espanhóis debatem tema “Mídia: Porta da Fé”
Fátima (Sexta-feira, 29-06-2012, Gaudium Press) De 25 a 27 de junho foi realizada em Fátima, Portugal, uma sessão de trabalho entre os bispos responsáveis pela Comunicação das Comissões Episcopais da Conferência Episcopal de Portugal e Espanha. Este encontro ibérico, que refletiu sobre o tema “Media: Door of Faith” (Mídia: Porta da Fé”, em inglês), procurou responder ao convite do Papa Bento XVI para uma Nova Evangelização. Convite este que faz parte do “Ano da Fé”.
De acordo com a mensagem final do encontro, os bispos participantes querem “contribuir para uma nova conversão ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, para que todos os membros da Igreja no mundo de hoje sejam testemunhas alegres e convincentes do Senhor Ressuscitado capaz de apontar a “porta da fé” para muitos que estão buscando a verdade”.
Entre as conclusões da reunião, os bispos – concordando que os meios de comunicação são o cenário em que movem os homens e as mulheres de nosso tempo – destacam que “também para a Igreja os meios de comunicação são o cenário cultural no qual deve estar presente e realizar sua missão”, reconhecendo que “não são meros instrumentos para a transmissão de uma mensagem”, e que deve fazer uso deles “com simplicidade e clareza, em atitude dialogante”.
Os prelado dizem também que toda ação pastoral da Igreja “deve ser mais comunicativa”, posto que “a comunicação é um elemento transversal das diversas estruturas eclesiais”, que não deve focar unicamente a evangelização, mas também “há de projetar e trabalhar sua própria imagem institucional ou pública, para que a Igreja seja percebida de modo adequado”.
Por isso mesmo se impõe uma consideração nova dos processos comunicativos da Igreja, que vão associados não somente à missão evangelizadora, mas também à tarefa do governo pastoral”, acrescentam os bispos no documento conclusivo do encontro.
Dirigindo-se aos pais de família e aos educadores, os bispos portugueses e espanhóis os convidam “a seguir formando aos mais jovens no uso adequado e responsável dos meio de comunicação (…), dada a importância da comunicação social na configuração da pessoa e de seus comportamentos”.
Por fim, os prelados exortam aqueles que trabalham nos diversos meios de comunicação para que sigam com empenho servindo “à dignidade da pessoa e à construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária”.
Em comunicado com as conclusões do encontro ibérico foi assinado pela Comissão Episcopal da Cultural, Bens Culturais e Comunicações Sociais de Portugal e pela Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social da Espanha.
Com informações da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).
Deixe seu comentário