Pastoral da Aids de Caxias do Sul (RS) promove curso para seus agentes
Caxias do Sul (Sexta-Feira, 29/06/2012, Gaudium Press) A diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no próximo dia 7 de julho um curso de Capacitação e Formação da Pastoral da Aids. Voltado para os agentes das diversas pastorais das paróquias da região, bem como aos agentes de saúde, o encontro será realizado na Catholica Domus, centro de formação cristã da catedral da cidade.
De acordo com a irmã Zelinda Eberle, da Pastoral da Aids, o encontro tem como objetivo principal preparar agentes para atuarem na prevenção e acompanhamento de pessoas que vivem com HIV/AIDS, e suas famílias, respondendo às necessidades e desafios que envolvem essa realidade. Será dada ênfase à doença, à metodologia da abordagem, com a acolhida e a solidariedade para com os atingidos pela doença.
A religiosa ainda explica que para que a atuação e presença dos agentes sejam qualificadas, o conhecimento, formação e esclarecimento é importantíssimo, pois é um tema em prol da vida. “A vida é um dom valioso e devemos preservá-la sempre”, completa. Zelinda ainda destaca que o encontro contará com a participação de profissionais da secretaria da Saúde, que fornecerão estatísticas mais atualizadas sobre a infecção que atinge a região gaúcha.
Com relação aos posteriores benefícios que essa formação acarretará na vida dos portadores do vírus, a irmã ressalta que o mais importante é que eles saibam que existem pessoas capacitadas e meios específicos para ajudá-los a enfrentar a doença e os preconceitos que ela traz. “Queremos formar agentes capazes de oferecer uma boa acolhida e um bom tratamento, pois como Jesus mesmo disse: quem acolhe um destes é a mim que acolhe”, afirmou.
O destaque deste que será o primeiro encontro de formação do ano ficará por conta dos assessores convidados para conduzir o curso: frei Luiz Carlos Lunardi, assessor nacional da Pastoral da Aids, e pelo frei José Bernardi, secretário nacional da Pastoral da Aids.
A programação do evento terá início às 8h, com um momento de espiritualidade que contará com a presença do bispo diocesano, Dom Alessandro Ruffinoni. Durante o curso serão realizadas dinâmicas para conhecimento pessoal, momentos de oração e apresentação de um panorama geral da doença, dando ênfase a metodologias de abordagens, pois a pastoral tem como missão criar uma cultura de prevenção, acolhida e solidariedade para com quem vive e convive com o vírus.
Por fim, a religiosa afirma que a Pastoral da Aids em Caxias do Sul há alguns anos vem realizando um trabalho de conscientização, informação e encontros de formação. “Atualmente estamos dando prioridade e continuidade a esse serviço de capacitar agentes, cultivando e fazendo germinar a semente plantada.” (FB/JS)
Deixe seu comentário