Gaudium news > Fiéis participam de abraço simbólico ao Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro

Fiéis participam de abraço simbólico ao Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 27-06-2012, Gaudium Press) Conclamados pelo guardião do Convento Santo Antônio, Frei Ivo Muller, fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro participaram nesta terça-feira, 26, de um abraço simbólico ao templo religioso.

O ato foi realizado com o objetivo de chamar a atenção para os trâmites buracráticos que vêm dificultando a conclusão da reforma do convento. As obras do monumento, que fica localizado no centro da capital fluminense, começaram em 2007 e até hoje não chegaram ao fim.

Conforme a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a adesão ao pedido de Frei Ivo foi massiva. Mais de 170 fiéis, entre operários e devotos, deram as mãos na escadaria do convento, logo após a celebração da missa, e rezaram para que a obra fosse concluída.

Entrevistado pela Arquidiocese durante o evento, Frei Ivo destacou que o convento não é importante apenas para os clérigos. “A questão é que se queremos atender o povo de Deus e os turista que virão para cá por ocasião dos grandes eventos, inclusive para a Jornada Mundial da Juventude, é necessário termos a casa organizada”, disse.

O religioso explicou que, apesar das obras, o covento não fechou. Conforme o guuardião, os frades continuam morando na casa, e as celebrações só mudaram de lugar; foram para o Salão do capítulo, mas continuam atraindo milhares de fiéis diariamente.

Obras de restauração

De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, durante as obras de restauração do convento foram descobertos, atrás de uma grossa parede, três confessionários. Conforme a coordenadora geral do projeto de restauro, Ana Lúcia Pimentel, devido à época de sua construção, são as edificações deste tipo mais antigas do Brasil, substituindo o confessionário do Convento de Santa Teresa Dávila, em Salvador, na Bahia, que data do século XVIII.

Além destes confessionários, foram encontrados, após a retirada de várias camadas de tinta das cinco capelas do período barroco que compõem o Convento, tons de dourado, efeitos marmorizados e pinturas raras. Além disso, misturadas as imagens de madeira, a equipe de restauração encontrou peças de terracota datadas do início do século XVII e que retratam o nascimento e a morte de São Francisco.

Convento de Santo Antônio

A pedra fundamental do Convento de Santo Antônio foi lançada em 1608. Conforme a Arquidiocese do Rio de Janeiro, a edificação foi fundamental para a Independência do Brasil, pois lá foi elaborado o discurso do Fico e o esboço da primeira Constituição do Império. Por ele passaram grandes personagens franciscanos como Frei Fabiano de Cristo, conhecido por sua santidade e imensa bondade.

Segundo a Arquidiocese, o convento foi também um pólo aglutinador do povo que vivia às margens da lago e do Rio Carioca (hoje ambos desaparecidos) e ponto de partida para a assistência religiosa nas áreas mais afastadas da cidade, pois do convento saíam os frades em expedições para o interior da cidade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas