Gaudium news > Novos diáconos para a Igreja de Moçambique

Novos diáconos para a Igreja de Moçambique

Diáconos Maputo 01.JPG
Por volta de 30 Sacerdotes concelebraram a Santa Missa

A solenidade do nascimento de São João Batista, 24/06, foi a data escolhida pela Arquidiocese de Maputo em Moçambique para a ordenação de novos diáconos ocorrida na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição.

“Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra”. (At 6, 3-4)

O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem que antecede o presbiterato e o episcopado, dignidade daqueles que compõem a hierarquia da Igreja Católica.

Ao deixar sua condição de leigo o diácono passa a fazer parte do clero, sacramento que imprime caráter de forma indelével por toda a eternidade.

Os apóstolos foram os mais infatigáveis do Evangelho, sendo assim, com o tempo escasso para dedicarem-se à oração devido a sua prodigalidade para com o próximo, instruíram diáconos que os ajudassem nas obras exteriores, para poderem ter maior dedicação à oração e à pregação.

Diáconos Maputo 02.JPG
 Três diáconos foram ordenados por Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo

Em África, mais três diáconos foram ordenados para o serviço do altar do Senhor durante a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, com a participação de aproximadamente 1500 fiéis, cerca de 30 sacerdotes concelebrantes, além dos bispos eméritos de Pemba e Tete. Neste dia de alegria para a arquidiocese honrou a todos com sua presença, sua eminência o cardeal emérito Dom Alexandre dos Santos.

Transcorrida a liturgia própria a celebração, um dos diáconos recém ordenados lembrou nos agradecimentos finais uma frase muito significativa de Bento XVI quando se dirigia a um conjunto de seminaristas: “Quem quer tornar-se sacerdote deve ser sobretudo um homem de Deus!”

Este belo dia nos traz a mente e ao coração uma profunda gratidão a Deus por ter sido João o precursor de Cristo, antecedendo o Salvador que por nós morreu na cruz.

Diáconos Maputo 03.JPG
“Quem quer tornar-se sacerdote deve ser sobretudo um homem de Deus!” (Bento XVI)

Grandeza João a tinha, porém, a despretenção sobrepunha suas grandes virtudes as quais o homens se maravilharam ao longo da história. Foi o predito pelos profetas, anunciado por um anjo, nascido de pais santos e nobres apesar de idosos e estéreis, preparou o caminho ao Redentor no deserto. Muitos o consideraram o mais importante de todos, porém colocou acima de si Aquele que é o mais humilde de todos declarando não ser digno de desatar-Lhe as sandálias.(Mt, 3,11)

(Arão O. Mazive – Maputo)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas