Bispo de Itangar, na Índia, relata milagres que aconteceram em sua diocese
Arunachal Pradesh (Quarta-feira, 27-06-2012, Gaudium Press) O bispo da diocese de Itangar, noroeste da Índia, Dom John Kattrukudiyil, comentou durante uma visita que fez à Alemanha, que o extraordinário crescimento da Igreja em sua região, de praticamente zero à 40% da população em 35 anos, foi acompanhado por numerosas curas sobrenaturais.
“Sempre me contam histórias e mais histórias de curas acontecidas em vários lugares” mencionou o prelado à organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). “O que eles me contam me enche de admiração. São tantos relatos que chegaram a mim, que não podemos ignorá-los”.
Para Dom Kattrukudiyil, os milagres confirmam a fé de seus fiéis |
Dom Kattrukudiyil deu como exemplo a história de um homem que perseguia a Igreja e se converteu para se casar com uma jovem católica. “Depois de fazer-se católico, se lhe pediu que rezasse por um homem paralitico. Ele não queria, mas finalmente foi. No dia seguinte este homem se pôs de pé e caminhou até a Igreja”, expôs o prelado. “Ficou tão impactado por esta experiência milagrosa que começou a frequentar a igreja e hoje é um membro muito ativo de sua paróquia”.
Uma graça dos primeiros tempos da Igreja
Segundo o bispo, estes milagres confirmam a fé de seus fiéis e aprofundam a vivência espiritual dos católicos. “Esta é a experiência de uma Igreja muito jovem, que está experimentando a mesma graça da Igreja dos tempos apostólicos. O fato de que muita gente experimente a cura ao orar a Jesus atraiu muitas pessoas para a Igreja em seus primeiros dias, isto é um tipo de paz espiritual que obtiveram ao se unir à Igreja”, disse Dom Kattrukudiyil.
A situação em Itangar é completamente análoga, segundo Dom Kattrukudiyil. “Eles descobriram, por experiência, que se se unissem e fossem juntos rezar na casa de alguém adoecido e orassem sobre ele o indivíduo ficava curado”, declarou o prelado. “Pessoas que sofreram com enfermidades durante muito tempo foram curadas; é verdadeiramente uma experiência da Igreja jovem o que esta gente está tendo”.
O prelado comentou que encontrou ceticismo ao narrar estes sucessos na Europa, situação que se compreende por se tratarem de feitos extraordinários. “Eu tenho muita formação teológica em meus estudos e é fácil se tornar cético ante todo este tipo de coisas, mas as pessoas estão absolutamente convencidas de que receberam a cura”, explicou Dom Kattrukudiyil.
A fé superou a perseguição
A Diocese de Itangar está localizada em Arunachal Pradesh, uma região ao norte da Índia que faz fronteira com a China, Butão e Myanmar, e enfrentou restrições severas à liberdade religiosa.
Até 1990, uma estreita lei de imigração impediu a chegada de missionários, mas a fé se difundiu de outra maneira.
Durante a proibição, jovens do lugar buscaram educação nas escolas católicas na região vizinha de Assam. Alguns dos estudantes pediram o batismo e, com permissão de seus pais, receberam este sacramento antes de regressar a seus povoados, onde a fé se estendeu.
Alguns destes jovens conseguiram chegar a postos no governo e ajudaram a mudar a situação legal dos católicos. A violência anti-cristã, que incluía surras, incêndios de lares, mortes de animais domésticos e expulsões do trabalho e de empresas, foi diminuindo. Segundo Dom Kattrukudiyil, não há registros de perseguições nos últimos anos.
O bispo indiano explicou que a relação com as autoridade também mudou. “Hoje a Igreja não é simplesmente tolerada, mas solicitada devido ao seu trabalho pelo desenvolvimento em educação e saúde. Os políticos aproveitam cada ocasião para felicitar a Igreja por suas atividades filantrópicas”, disse.
A Igreja em Itangar projeta construir um Seminário Menor.
Deixe seu comentário