Gaudium news > Pastoral Carcerária de Florianópolis (SC) atende presídios da região

Pastoral Carcerária de Florianópolis (SC) atende presídios da região

Florianópolis (Segunda-Feira, 25/06/2012, Gaudium Press) A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, através da OAB Cidadã, e outras entidades associadas, está realizando o Mutirão Multidisciplinar, com os detentos do presídio masculino e feminino da capital catarinense. A ação teve início no dia 12 deste mês e seguirá até o dia 27 de julho.

download.jpg

O levantamento para a realização do mutirão foi feito pela Pastoral Carcerária, através do serviço de assistência social que já realiza há quatro anos um trabalho específico com os encarcerados em Florianópolis. De acordo com a assistente social da Pastoral Carcerária, Taise Zanotto, essa iniciativa é importante. Ela explica que durante toda a semana, de segunda à sábado, voluntários oferecem os mais variados serviços aos encarcerados, como por exemplo: corte de cabelo, confecção de documentos, conversas motivacionais, palestras, orientações de saúde e atendimento jurídico.

Com relação a esse último serviço prestado, a assistente destaca que um grupo de advogados voluntários está analisando os processos dos presos provisórios das cinco alas do presídio masculino, e de todas as presas do presídio feminino. Segundo ela, serão 130 presos do masculino e 119 do feminino, que podem ser atendidos. O atendimento, realizado nas sextas-feiras e aos sábados pela manhã, é espontâneo, recebendo apenas quem o quer.

download (1).jpg

Durante o atendimento, os advogados verificam os processos, têm uma conversa com o preso e depois vão ao Fórum para fazer uma consulta processual. Após 15 dias, eles retornam para uma nova conversa com o preso. Conforme a coordenadora do projeto, Ana Paula Travisani, caso os presos já tenham advogado, somente se repassa a informação do andamento do processo. Se eles não tiverem, o juiz poderá designar o advogado que o atendeu pela defensoria dativa.

Essa é a segunda vez que o mutirão é realizado. A primeira foi em 2010 e atendeu só as 120 presas do presídio feminino. Esse ano serão atendidos também os detentos do presídio masculino, e na próxima edição da iniciativa a intenção é estender o atendimento também aos presos com condenação. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas