Opus Dei celebra memória litúrgica de seu fundador
Bogotá (Terça-feira, 26-06-2012, Gaudium Press) No último sábado, 23, membros e amigos do Opus Dei – fundada pelo espanho São Josemaría Escrivá de Balaguer – comemoraram em Bogotá, na Colômbia a memória litúrgica de seu fundador. A celebração litúrgica, que aconteceu pela manhã no Colegio Gimnasio de los Cerros, foi presidida pelo vigário regional do Opus Dei na Colômbia, Monsenhor Hernán Sacedo, que na homilia referiu-se ao Ano da Fé e recordou que a catequese era uma das maiores paixões de Escrivá de Balaguer.
“Aproxima-se o ínício do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI. Por isso, é muito lógico que neste aniversário da entrada de São Josemaría Escrivá de Balaguer na Glória de Deus, nos detenhamos em uma de suas paixões dominantes: dar a doutrina”, destacou.
São Josemaría Escrivá Balaguer |
Tomando as palavras do santo espanhol, Mons. Salcerdo destacou que a doutrina “faz a alma mais segura, porque quem conhece mais profundamente as verdades de nossa fé tem mais familiaridade para rezar, para buscar Deus, para encontrá-Lo, para tratar com Ele, e para serví-Lo”.
O sacerdote continuou, retomando novamente palavras do fundador da Opus Deis. “Adquirindo a doutrina, poderás meditar, poderás dar-te conta de que Deus te olha e de que tu o olhas, e sentir o amor e a urgência de buscar almas”.
Falando de novo sobre o “Ano da Fé”, o vigário colombiano fez eco as palavra de Bento XVI. “Desejamos que este Ano suscite em todo crente a aspiração a confessar a fé com plenitude e renovada convicção, com confiança e esperança, Será também uma ocasião propícia para intensificar a celebração da fé na liturgia, e de modo particular na Eucaristia.
Finalmente, Mons. Salcedo acudiu à intercessão de São Josemaria, quem “supôs viver semp?e de fé, para que cresçamos nesta virtude”, e de Maria Santíssima “para que todos os que ainda seguimos no caminho da fé digamos um sim pleno aos planos de Deus”.
Outra celebrações por São Josemaría
Hoje, dia oficial da festividade litúrgica de São Josemaría Escrivá de Balaguer, serão celebradas missas em homenagem ao santo espanhol em diferente cidades colombiana e em todo o mundo. Em Bogotá, a celebração acontecera às 19h, na Igreja de São João de Ávila. Também às 19h, a Igreja de Santa Cecília, em Cali, homenageará o santo espanhol.
Já em Cartagena, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a missa começa ás 18h45. Um pouco mais cedo, às 18h, começa a celebração religiosa na igreja Santa Maria das Dores, em Medellín. A Universidade de Sabana, em Chía, também homenageará São Josemaría, com missa ao meio-dia.
A memória livre de São Josemaría Escrivá foi aprovada pela Conferência Episcopal Colombiana em 2010, após petição feita em agosto pelo presidente do episcopado do país, Dom Rubén Salazar Gómez, à Congregação do Culto divino e da disciplina dos Sacramentos.
Este dicastério, no decreto datado de 20 de outubro de 2010 e firmado pelo prefeito da Congregação Vaticana, Cardeal Antonio Cañizares, deu resposta positiva à petição, permitindo a celebração litúrgica de São Josemaría na Colômbia.
Com este decreto foi incluído, no calendário litúrgico da Colômbia, a festividade do fundador do Opus Dei, o que permite que qualquer paróquia colombiana celebre a Santa Missa em honra a São Josemaría Escrivá no dia 26 de junho.
Com informações do Escritório de Imprensa do Opus Dei.
Deixe seu comentário