Arcebispo Di Noia torna-se o primeiro vice-presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 26-06-2012, Gaudium Press) Hoje foi um dia de muitas e variadas nomeações na Cúria Romana. Na Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” nasce um novo papel, o de vice-presidente, que foi confiado ao arcebispo dos Estados Unidos, Augustine Di Noia, até o momento secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
“A nomeação de um prelado de alto nível para essa posição é um sinal de solicitude pastoral do Santo Padre para os católicos tradicionalistas em comunhão com a Santa Sé e o seu forte desejo de reconciliação das comunidades tradicionalistas que não estão em união com a Sé de Pedro” sublinhou o presidente da Comissão, Cardeal William J. Levada.
Dom Augustine Di Noia |
Mons. Di Noia é de Nova Iorque, nascido em 1943 de pais de origem italiana. Foi ordenado sacerdote na Ordem Dominicana em 1970. O serviço na Cúria Romana teve início na Congregação para a Doutrina da Fé desde 2002 com a função de subsecretário. Sete anos depois foi nomeado secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Sua experiênica e as boas relações com o mundo judeu serão úteis à nova função na “Ecclesia Dei”.
“Como um respeitado teólogo dominicano, o Arcebispo Di Noia tem dedicado muita atenção a essas questões doutrinais, bem como a prioridade da hermenêutica da continuidade e da reforma do direito de interpretação do Concílio Vaticano II , notou ainda o Cardeal Levada.
Para seu lugar na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos foi nomeado Mons. Arthur Roche, até o momento Bispo de Leeds, na Inglaterra.
A Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” foi estabelecida em 1988 pelo Papa João Paulo II para facilitar “a plena comunhão eclesial dos sacerdotes, seminaristas, comunidades ou simples religiosos e religiosas até agora, de vários modos ligados à Fraternidade fundada por Monsenhor Marcel Lefèbvre, que desejam permanecer unidos ao Sucessor de Pedro na Igreja Católica.” A Comissão foi ligada à Congregação para a Doutrina da Fé em 2009.
Outras nomeações
Hoje foi anunciada também a nomeação do arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja, no lugar do Cardeal Farina foi nomeado Mons. Jean-Louis Brugués, OP, até agora secretário da Congregação para a Educação Católica. O novo secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente das Pontifícias Obras Missionárias é Mons. Protase Rugambwa, até então bispo de Kigoma, na Tanzânia. Muda também o presidente do Pontifício Conselho para a Família, no lugar do Cardeal Ennio Antonelli estará Mons. Vincenzo Paglia, até então bispo de Terni-Narni-Amelia, na Itália; e o regente da Penitenciaria Apostólica depois de Mons. Gianfranco Girotti será Mons. Krzysztof Józef Nykiel.
Deixe seu comentário