Bispo de Santarém, em Portugal, quer reforçar o vínculo das crianças com a Primeira Comunhão
Santarém (Segunda-feira, 25-06-2012, Gaudium Press) Com o intuito de evitar a banalização da celebração em que as crianças recebem pela primeira vez a Eucaristia, o mais importante sacramento católico, o bispo de Santarém, em Portugal, Dom Manuel Pelino, quer oferecer uma experiência religiosa marcante, a fim de que elas se motivem a continuar “com gosto e fidelidade o percurso da iniciação crista em ordem à fé adulta”.
Dom Pelino destacou também a necessidade da Igreja continuar a rever os percursos da iniciação cristã |
“A denominada Primeira Comunhão corre o risco de se tornar mais uma festa da infância no meio de tantas outras, fruto de um secularismo reinante, fonte do relativismo, da superficialidade e do vazio”, escreve D. Manuel Pelino em nota publicada no site da diocese.
O prelado intenciona reforçar o interesse das crianças pela Primeira Comunhão “através da experiência do encontro festivo na Sé, do diálogo com o Bispo, da participação ativa e interior em uma assembleia eucarística numerosa e viva”.
Destacando que muitos fiéis ainda conservam a recordação desta celebração como uma referência cheia de encanto, Dom Pelino afirma que a Primeira Comunhão deve ser “uma referência fundamental no percurso do crescimento espiritual”.
Por fim, o bispo português destaca a necessidade da Igreja continuar a rever os percursos da iniciação cristã, ou seja, o Batismo e a Crisma, que com a Eucaristia constituem os primeiros sacramentos da Igreja Católica. (BD/JS)
Deixe seu comentário