Gaudium news > Processo de Beatificação de Dom Couto é aberto em Taubaté (SP)

Processo de Beatificação de Dom Couto é aberto em Taubaté (SP)

Taubaté (Sexta-feira, 22-06-2012, Gaudium Press) Foi aberto na última sexta-feira, 15, na Diocese de Taubaté (São Paulo), o processo de beatificação de Dom José Antônio do Couto, o quarto bispo diocesano da cidade.

img085.jpg
Dom José Antônio do Couto
 

O início do processo ocorreu na catedral de São Francisco das Chagas,em uma Santa Missa presidida pelo bispo atual, Dom Carmo Rhoden. A cerimônia contou também com a presença dos responsáveis pelo processo e pessoas que conviveram com Dom Couto, bispo entre os anos de 74 e 81.

Durante a Celebração Eucarística, os restos mortais de Dom Couto, que estavam no Convento dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, foram depositados embaixo de um altar com a Cruz de Nossa Senhora das Dores e São João Evangelista, no lado esquerdo da Catedral.

Com a abertura do processo, se iniciará o estudo de toda a vida do prelado, inclusive seus escritos, para averiguar se estão de acordo com a doutrina católica.

Desde o mês de abril, quando a Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, reconheceu a legitimidade do processo e autorizou sua abertura, Dom Couto já é considerado “Servo de Deus”.

Essa primeira etapa da beatificado, conhecida como etapa diocesana, costuma durar por volta de dois anos. Logo depois o processo será encaminhado ao Vaticano, onde será necessário haver a comprovação de um milagre atribuído a Dom Couto para que ele seja beatificado. A partir daí, o próximo passo será a canonização, quando a santidade do bispo é reconhecida oficialmente pela Igreja Católica.

Dom Couto nasceu na cidade de Formiga (MG) em 1º de novembro de 1927. Foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 1956. Em 5 de junho de 1974 foi nomeado Bispo Titular de Carini e Coadjuntor da Diocese de Taubaté pelo Papa Paulo VI. Em 18 de agosto de 1974 foi sagrado Bispo na Catedral de Taubaté. O prelado faleceu em 30 de julho de 1997, sendo sepultado no cemitério do Convento do Sagrado Coração de Jesus.

Com informações da Diocese de Taubaté.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas