Papa recebe bispos colombianos em “visita ad Limina”
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-06-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu hoje, 22, pela manhã, em “visita ad Limina” Apostolorum, o primeiro grupo de bispos da Conferência Episcopal Colombiana (CEC). Aos prelados, o Santo Padre elogiou os esforços para “concretizar iniciativas encaminhadas a fomentar uma corrente de renovada e frutífera evangelização” e reconheceu que a Colômbia “não é alheia às consequências do esquecimento de Deus”.
Durante o encontro, o pontífice revelou sua preocupação com a crise de valores espirituais e morais que incide negativamente em muitos setores da sociedade colombiana. Neste sentido, com o intuito de reverter esta situação, convidou os bispos a seguir com perseverança as pautas traçadas no Plano Global da CEC (2012-2020) e aproveitar as reflexões do próximo Sínodo dos Bispos e também as propostas do “Ano da Fé”.
O crescente pluralismo religioso, simbolizado pela forte presença de comunidades pentecostais e evangélicas na Colômbia e em outros países da América Latina também foi um assunto debatido por Bento XVI. Segundo o pontífice, trata-se de uma questão que não pode ser ignorada e nem subvalorizada. Para o Santo Padre tal situação mostra que o Povo está chamado a purificar-se e revitalizar sua fé.
De acordo com Bento XVI, “muitas vezes é gente sincera que sai de nossa Igreja não o faz pelo que os grupos ‘não católicos’ crêem, mas fundamentalmente pelo que vivem; não por razões doutrinais, mas vivenciais; não por motivos estritamente dogmáticos, mas pastorais; não por problemas teológicos, mas metodológicos de nossa Igreja. Trata-se, portanto de ser melhores crentes (…) para que ninguém se sinta alheio ou excluído”.
O pontífice exortou também os prelados colombianos a cuidarem sempre dos mais necessitados, tais como aqueles que são privados de liberdade devido à violência que assola o país; as vítimas de desastres naturais; os mais pobres; os camponeses; os enfermos e aflitos. Neste sentido, o Papa Bento XVI pediu para o episcopado multiplicar suas iniciativas solidárias.
“Não esqueçam tampouco aqueles que tem de emigrar de sua pátria, porque perderam seu trabalho ou se esforçam por encontrá-lo; aos que se vêem destituídos de seus direitos fundamentais e são forçados a desfazerem-se de suas casas e abandonar suas famílias sob a ameaça da mão obscura do terror e da criminalidade; ou aos que caíram na rede infausta do tráfico de drogas e de armas”, disse o Santo Padre
Ao fim do encontro, Bento XVI pediu “para que a luz do Alto continue fazendo fecundo o empenho profético e caritativo da Igreja na Colômbia, insistindo em favorecer nos fiéis o encontro profissional com Jesus Cristo”, de modo que “meditem com assiduidade a Palavra de Deus” nos sacramentos celebrados de acordo com as normas canônicas e os livros litúrgicos. (BD)
Com informações do Serviço de Informação Vaticano.
Deixe seu comentário