Gaudium news > Falece arcebispo de Ribeirão Preto

Falece arcebispo de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (Sexta-feira, 22-06-2012, Gaudium Press) Faleceu nesta quinta-feira, 21, o arcebispo de Ribeirão Preto, em São Paulo, Dom Joviano de Lima Júnior. O prelado estava com 70 anos de idade e há três lutava contra um câncer no intestino. Desde o dia 10 de junho estava internado no Hospital São Franscisco, na cidade paulista.

arcebispodomjoviano1_s220.jpg
Dom Joviano era membro da Congregação do Santíssimo Sacramento

O velório de Dom Joviano está acontecendo na Catedral Metropolitana de São Sebastião. A Celebração Exequial, seguida do sepultamento, será no sábado, 23, às 10h, também na Catedral.

Em carta comunicando a morte de Dom Joviano, a Arquidiocese de Ribeirão Preto declarou: “Nesta hora de tristeza, anima-nos a certeza da promessa do Cristo que disse: ‘Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá’ (Jo 11,25). Agradecemos a Deus pelo dedicado e frutuoso ministério de Dom Joviano, em seis anos de pastoreio à frente da Arquidiocese de Ribeirão Preto”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também emitiu uma nota manifestando seu pesar pelo falecimento de Dom Joviano, em que afirma que apesar da tristeza da notícia, “renovamos a nossa fé no Cristo ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança”.

Dando detalhes de sua trajetória religiosa, a CNBB afirmou que o arcebispo teve uma atuação ministerial “bastante profícua” em diversas cidades do Brasil e do exterior. Como bispo, segundo a entidade, Dom Joviano desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.

Na nota, a entidade citou também o lema episcopal de Dom Joviano, que era “Deus está conosco”, e pede que ele “ilumine nesta hora o Povo de Deus da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e sirva de inspiração também em seu dinamismo e ardor apostólico”.

Por fim, os bispos da Conferência enviaram um “abraço fraterno também aos familiares e aos Religiosos Sacramentinos”.

Dom Joviano
Natural de Uberaba, Minas Gerais, Dom Joviano era membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, na qual ingressou em 1964. Cinco anos depois foi ordenado sacerdote, tornando-se responsável pelas regiões da Congregação na Ásia e na África.

Em 1995, foi nomeado bispo de São Carlos, em São Paulo, recebendo sua ordenação episcopal no mesmo ano. Sua transferência para a Arquidiocese de Ribeirão Preto aconteceu em 2006.

Dom Joviano marcou também forte presença na CNBB, onde atuou como delegado junto ao Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, entre 2003 e 2009; presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, entre 2007 e 2011 e presidente da Comissão para os Textos Litúrgicos (Cetel), também entre 2007 e 2011.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas