Gaudium news > “Dia Mundial de Oração para a santificação do Clero é ocasião de reparação pelos pecados dos sacerdotes”, diz bispo de Ourense, na Espanha

“Dia Mundial de Oração para a santificação do Clero é ocasião de reparação pelos pecados dos sacerdotes”, diz bispo de Ourense, na Espanha

Ourense (Terça-feira, 19-06-2012, Gaudium Press) Ainda sob a emoção do Dia Mundial de Oração para a Santificação do Clero, celebrado na última sexta-feira, 15 de junho, o bispo de Ourense, na Espanha, Dom Leonardo Lemos Montanet, redigiu uma carta ao clero de sua diocese, na qual aborda entre outros assuntos o objetivo da data e as dificuldades atuais enfrentadas pelos sacerdotes, mas que devem ser superadas por meio da crença no Evangelho

“Foi o Beato João Paulo II quem instituiu este Dia [Mundial de Oração para a Santificação do Clero], com o fim de suplicar ao Coração Misericordioso de Jesus que nos conceda sacerdotes e seminarista santos. Constitui, além disso, uma ocasião de reparação pelos pecados dos sacerdotes, e uma súplica fervente para que nos ajude a nos colocarmos no caminho de conversão”, declara inicialmente o prelado em seu texto.

Dom Montanet destaca, posteriormente, que o momento atual não é fácil para ninguém que queira viver seus compromisso com fidelidade. “Essas dificuldades se deixam sentir na vida familiar e profissional, nas relações matrimoniais, na vida religiosa, missionária e monástica e, obviamente, no exercício do ministério sacerdotal. Somos conscientes destas dificuldades, mas também o somos das muitas ajudas que temos em nosso alcance para sermos fiéis neste caminho”, diz.

O bispo de Ourense recorda ainda que a Igreja, “como Mãe e Mestra, preocupada sempre conosco, quando nos deparamos com as adversidades, nos convida para que elevemos nosso olhar ao Bom Deus, suplicando-lhe que nos ajude”. Pois, como explica o prelado espanhol, tantas vezes quando nos abrimos para olhar do Senhor, “percebemos no mais íntimo de nosso coração, a presença silenciosa, viva e eficaz do Espírito. Doador de Vida, Força, Sossego, Doçura, Alimento, Luz, Paz…”

Mencionada as dificuldades e as maneiras de supera-las, Dom Montanet roga aos sacerdotes que peçam para que o novo Conselho Presbiteral “possa desenvolver, com renovados desejos e com muita esperança, os projetos que a Igreja deseja para sair ao encontro de tantas necessidades humanas e pastorais”. (Conselho Presbiteral é uma espécie de “senado” constituído pelos padres da Diocese de Ourense, eleitos pelos mesmos, que ajuda o bispo no exercício de seu ministério.)

Concluindo seu artigo, o prelado destaca que é da ciência de todos de que a Igreja, para poder desempenhar sua missão no mundo de hoje, deve permanecer muito unida a Jesus Cristo e não se separar Dele. “Para lográ-lo, devemos cuidar da qualidade humana, física e espiritual, de nossa vida pessoal para ser apostolicamente fecundos. Necessitamos tomar a sério a dinâmica da renovação da Igreja e, para ele, reempreender cotidianamente a luta pelos santos”.

Com informações da Ecclesia Digital.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas