Gaudium news > Congresso Eucarístico de Dublin tratou da missão do sacerdote no cambaleante mundo atual

Congresso Eucarístico de Dublin tratou da missão do sacerdote no cambaleante mundo atual

Dublin (Sexta-feira, 15-06-2012, Gaudium Press) “O título de bispo não é uma mera honraria, mas é uma função e, portanto, um Bispo deve esforçar-se mais em servir que em mandar”: foi este um dos pensamentos de Dom Dermot Clifford, Arcebispo de Cashel y Emly, na Irlanda, que durante o quarto dia do 50º Congresso Eucarístico Internacional, que se desenvolve em Dublin, realizou a oração matutina.

O prelado recordou as palavras do beato João Paulo !!, quando descreveu o sacerdócio como “único, indispensável e insubstituível”. De fato, o tema de análise nesse dia no Congresso foi “O sacerdócio e os Ministérios de Serviço num mundo Mundo de mudanças’.

Por sua vez, na catequese vespertina desse dia, o Arcebispo de Vancouver-Canadá, Dom J. Michael Miller, referiu-se à relação existente entre o sacerdócio de todos os batizados e o sacerdócio ministerial; o sacerdote como homem de comunhão chamado a fomentar a unidade e a cura; e o papel do sacerdote no serviço a seus irmãos e sua participação na missão salvadora da Igreja.

Como eixo central de sua intervenção, Dom Miller recordou uma frase famosa de Santa Teresa, a Grande: “Cristo não tem agora corpo na terra a não ser o teu”. O Arcebispo de Vancouver afirmou que particular missão do sacerdote é promover a unidade e a saúde do Corpo Místico de Cristo, que são os batizados. Esta unidade se constitui na relação de todos os integrantes desse Corpo com Deus, que para os católicos é Uno e Trino. Esta união com Deus Trinitário tem seu reflexo na estreita união que se estabelece entre todos os homens integrantes do Corpo Místico, religiosos e leigos. Assim, impregnados pela vida que vem de Deus, o trabalho em equipe e o respeito mútuo serão as notas características das interrelações ao interior da Igreja.

Dom Miller “animou as pessoas a usar seus dons e talentos no serviço da comunidade”, destacó Mary, una peregrina de Dublín, tras la catequesis del prelado. La palestra fue “excelente, interesante e iluminadora”, disse outra peregrina, esta vez de Cloyne, a leste da Irlanda.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas