Pastoral da Sobriedade de Joinville (SC) prepara atividades para a Semana Nacional Anti-Drogas
Jaguará do Sul (Sexta-Feira, 15/06/2012, Gaudium Press) No próximo dia 19 deste mês começa a Semana Nacional Anti-Drogas, que se estenderá até o dia 26 de junho. E na cidade de Jaguará do Sul, pertencente à diocese de Joinville, no Estado de Santa Catarina, o evento será organizado pela Pastoral da Sobriedade, responsável pela prevenção, recuperação e inserção familiar e social de pessoas com dependência. Durante a semana serão realizadas ações para prestigiar a comunidade local.
Com o tema “Família e sociedade: transformando a vida de dependências numa celebração ao amor”, a Pastoral da Sobriedade realizará a semana porque atua na luta pela defesa da vida sem dependências, males e pecado. Segundo o coordenador do Regional Sul IV da Pastoral, Valéria da Costa, a semana tem como objetivo mostrar a sociedade os males que as dependências do álcool, cigarro, drogas, jogos, ciúme, mentira, compulsão por compras e comida e outros vícios causam ao ser humano e por extensão a toda família.
Com relação à importância de uma iniciativa como essa, Costa explica que é possível perceber uma maior procura pela Pastoral da Sobriedade. “Por ser uma pastoral Social procuramos mostrar seus benefícios aos que são excluídos e marginalizados da família e sociedade. E notamos que a procura pela ajuda da pastoral cresceu”, afirma ele.
Durante a programação da semana na Comarca de Jaguará do Sul será realizado um programa diário na rádio da cidade com orientações sobre combate às drogas. Já no dia 26 de junho, Dia Mundial de Combate às Drogas, representantes dos grupos da pastoral das paróquias São Judas Tadeu, São Francisco de Assis, São Sebastião e São Vendelino (de Schroeder) vão distribuir aproximadamente 5 mil mudas de Palmeira Real (espécie que simboliza a vida) para a população. A distribuição acontecerá das 8h às 17h, em frente as Paróquia São Sebastião e São Judas Tadeu.
No mesmo dia, à noite, haverá ainda a missa de ação de graças e de encerramento da semana, com a participação do assessor do Regional Sul IV e Diocesano, padre José Irineu Vitor e o assessor da Comarca de Jaraguá, frei Aroldo. A celebração terá início às 19h30 e será realizada na Paróquia São Judas Tadeu.
Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade tem como objetivo principal prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências a partir da vivência dos “12Passos da Pastoral da Sobriedade”. Sua missão pastoral é evangelizar, apresentando o amor gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo Libertador através do serviço, do diálogo e testemunho de comunhão fraterna, integrando Fé e Vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família.
É possível definir a pastoral como a ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. É ainda uma atuação especial em resposta ao problema social e de saúde pública do uso de drogas. A Pastoral vai além da dependência química, pois pela terapia do amor trata todo e qualquer tipo de dependência. O serviço propõe ainda: mudança de vida; resgate e reinserção dos excluídos; enfrentamento de maneira real do problema da exclusão social, da miséria e da violência; e valorização da pessoa humana.
Na diocese de Joinville a Pastoral da Sobriedade já existe há 10 anos, com reuniões semanais através da vivência dos 12 Passos. Após essa etapa, os participantes que vivem sua sobriedade são encaminhados para os diversos trabalhos comunitários, tais como: Catequese; Encontro de Casais; Liturgia; Casais de 2ª União; Cursilho, Emaús e Associação de Moradores. Hoje são mais de 61 mil atendimentos, com acentuado número de recuperados sem remédios e sem internações. (FB/JS)
Deixe seu comentário