“O importante é ter um espírito de comunhão, amar e servir”, diz novo bispo de Erexim
Erexim (Quarta-Feira, 13-06-2012, Gaudium Press) Na quarta-feira, dia 6 de junho, o papa Bento XVI nomeou frei José Gislon – conselheiro geral da Ordem dos Capuchinhos, em Roma – como o novo bispo da diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul. Ele sucederá a Dom Girônimo Zanandréa, que renunciou ao governo pastoral da diocese após completar 76 anos de idade.
Frei José Gislon, conselheiro geral da Ordem dos Capuchinhos, em Roma e novo Bispo de Erexim |
Frei José Gislon, que atualmente se encontra em Roma, declarou que recebeu com surpresa e com muita alegria a notícia de sua nomeação para a diocese gaúcha. “A minha surpresa foi justamente trabalhar no Rio Grande do Sul, que é uma Igreja que contribuiu muito e continua contribuindo para a Igreja no Brasil. Ir para Erexim, que eu não conheço, é uma surpresa maior ainda. O importante é ter um espírito de comunhão com o povo aonde irei trabalhar. Amar e servir eu creio que é o mais importante nesta missão”, destacou.
Ainda segundo ele, pelo fato da nomeação sempre partir do Papa, é um momento de reflexão, de extrema gratidão e de disponibilidade. “É com oração, doação e espírito de serviço que procurarei caminhar, integrando a Igreja, o Clero, a Diocese e a Comunidade. Vou de coração aberto, quero caminhar junto com o Povo de Deus para juntos caminharmos a Deus”, afirmou ele, que ainda acrescentou: “Agradeço a Deus e ao Santo Padre por esta confiança”.
Quanto ao trabalho na diocese, o novo bispo ressaltou que irá trabalhar em comunhão, em espírito de acolhida da Palavra de Deus, mas também em espírito de avançar, viver em profundidade o Evangelho e criar uma profunda comunhão com o Santo Padre, mas também com a Igreja local. “E ao povo de Erexim desde já a minha bênção, espero com carinho encontrá-los e espero também que possamos viver essa dimensão da consagração e a dimensão do pastor ajudando realmente aquele povo de Deus a crescer e a caminhar na fé.”
Com a nova nomeação, o atual bispo Dom Girônimo Zanandréa deixa de ser o bispo diocesano e passa a ser o Administrador Apostólico até a chegada do novo Bispo. E, a partir do momento em que frei José tomar posse da Diocese, Dom Girônimo se tornará bispo emérito.
A princípio, frei José Gislon tem a sua Ordenação Episcopal marcada para o dia 3 de agosto, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba, no Estado do Paraná, e terá um prazo de até 4 meses para tomar posse da diocese de Erexim.
Frei José Gislon
Frei José Gislon é filho de Vicente e Jurema Gislon, é o terceiro filho de 9 irmãos, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, diocese de Rio do Sul (SC).
Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Em 1978, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Irati, no Paraná. Fez o Curso de Filosofia em Ponta Grossa e o de Teologia no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina. Foi ordenado sacerdote em 28 de maio 1988, na cidade paranaense de Uraí.
Fez mestrado em História da Igreja, na Universidade Gregoriana de Roma, de outubro de 1992 a janeiro de 1996. Foi professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba e também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (PR), de 1997 a 2000.
Em 2005, foi eleito Provincial, ou seja, o responsável pela Província São Lourenço de Brindes, que abrange o Paraná, Santa Catarina e Paraguai. Em 2006, foi eleito Conselheiro Geral da Ordem dos Capuchinhos. E, como Conselheiro Geral, acompanhou o trabalho em prol da justiça e da paz e foi presidente da Comissão Internacional de Solidariedade Econômica da Ordem.
Criação da Diocese de Erexim
A Diocese de Erexim foi solenemente instalada, no dia primeiro de agosto de 1971. O decreto de criação (chamado “Bula”) “Cum Chistus” do Papa Paulo VI, datado de 27 de maio anterior, foi divulgado no dia 2 de junho de 1971. No mesmo ato, o Papa nomeou o primeiro Bispo desta Diocese – Dom João Aloysio Hoffmann, transferindo-o da Diocese de Frederico Westphalen. Muitos foram os desafios enfrentados, mas, Dom João, os padres, os religiosos, as religiosas e o povo desta terra conduziram a Igreja com muita fé e determinação.
A pedido de Dom João, em vista de problemas de saúde, em 25 de outubro de 1987, o Papa João Paulo II nomeou bispo coadjutor para a Diocese padre Girônimo Zanandréa. Ele foi ordenado bispo em 17 de janeiro de 1988, na catedral São José. Com a aceitação do pedido de renúncia de Dom João pelo Papa João Paulo II, no dia 26 de janeiro de 1994, Dom Girônimo passou a ser o Bispo Diocesano de Erexim. O sempre lembrado Dom João Aloysio Hoffmann, falecido no dia 28 de junho de 1998, permaneceu na diocese como Bispo emérito. Seus restos mortais estão nos ossários da Catedral São José. (FB/JS)
Deixe seu comentário