Cardeal Tarcísio Bertone recebe título de doutorado “Honoris Causa”
Cracóvia (Terça-feira, 12-06-2012, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 8, a Pontifícia Universidade João Paulo II, em Cracóvia (Polônia), outorgou ao Cardeal Tarcísio Bertone SDB, Secretário de Estado do Papa, o doutorado “Honoris Causa”.
A cerimônia ocorreu no Collegium Maius Universidade Jaguelônica de Cracóvia. Esse foi o primeiro doutorado “Honoris Causa” concedido pela Universidade.
O purpurado foi honrado também por sua atividade em defesa e promoção da dignidade do homem, da paz entre os povos, pela participação na obra dos Papas João Paulo II e Bento XVI.
Cardeal Bertone recebe o título de Doutorado Honoris Causa da Pontifícia Universidade João Paulo II |
Estiveram presentes no evento o Núncio Apostólico na Polônia, Cardeal Celestino Migliore; o Arcebispo de Gniezno e Primaz da Polônia, Dom Józef Kowalczyk; o Cardeal Stanis?aw Dziwisz, Metropolita de Cracóvia; o Cardeal Kazimierz Nycz, Metropolita de Varsóvia; o Arcebispo metropolita de Cz?stochowa, Dom Wac?aw Depo; Dom Wojciech Pylak, Secretário Geral do Episcopado da Polônia; Dom Wiktor Skworc, Metropolita de Katowice; além de Representantes dos Ministérios; Autoridades da Cidade de Cracóvia e da Região “Ma?opolska”; e Reitores de Universidades de Cracóvia.
O Cardeal Dziwisz, Metropolita de Cracóvia, sublinhou o empenho do Cardeal Bertone para que a Pontifícia Academia Teológica (PAT), de Cracóvia, se tornasse Pontifícia Universidade João Paulo II.
O ex-Reitor da PAT, Professor Jan Dyduch, pronunciou a solene “Laudatio”, na qual apresentou a bibliografia do Cardeal Bertone e o seu patrimônio científico. Dyduch repercorreu a atividade acadêmica e diplomática do Cardeal Bertone, o seu estreito relacionamento com o Povo polonês – que numa sua viagem em 2007 definiu “marcado pela influência decisiva do cristianismo e pela influência dos santos homens e mulheres que lhe plasmaram a cultura e o desenvolvimento” – e a sua visão científica, que mira ao mesmo homem e aos seus problemas.
Agradecendo pela honraria, o Cardeal Bertone desenvolveu uma a ‘Lectio Magistralis’ que tratava sobre “O papel das Universidades católicas na obra da Nova Evangelização”.
O Purpurado afirmou: “As Universidade católicas e a nova Evangelização fazem parte da missão profética da Igreja. Em uma de suas mensagens para o Dia Missionário Mundial, João Paulo II dizia que ‘a Igreja se projeta para o terceiro milênio assumindo, com renovada energia, a sua fundamental missão de evangelizar…, isto é, de anunciar aos povos, fazendo-os descobrir quem é Jesus Cristo para nós’. Igualmente – asseverou o Cardeal – a Universidade católica será fiel à sua identidade eclesial se também continuar a ser ou a se tornar, novamente, uma Universidade essencialmente missionária”. (EPC)
Com informações da ANS.
Deixe seu comentário