Gaudium news > Santa Sé e Israel continuam empenho para um acordo sobre as propriedades da Igreja

Santa Sé e Israel continuam empenho para um acordo sobre as propriedades da Igreja

vaticano_site.jpg

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12-06-2012, Gaudium Press) Hoje aconteceu no Vaticano a plenária sobre o Acordo entre a Santa Sé e o Estado de Israel sobre as atividades e o regime fiscal das propriedades da Santa Sé e de algumas Instituições da Igreja Católica na Terra Santa.

A reunião dirigida por Mons. Ettore Balestrero, subsecretário vaticano para as Relações com os Estados e Danny Ayalon, ministro israelense das Relações Exteriores, aconteceu em um clima “positivo e construtivo” e teve como tema o art. 20 parágrafo 2 do Acordo, informou o comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano.

Mons. Balestrero, em uma entrevista concedida à Rádio Vaticana, salientou que, sobre o chamado “Acordo Econômico”, “foram feitos progressos significativos”. O diálogo continua, porque “há ainda questões a serem resolvidas” e o próximo encontro será no dia 6 de dezembro deste ano no Ministério das Relações Exteriores de Israel.

“O Acordo no qual se está trabalhando, diz respeito à vida, às atividades e ao regime fiscal da Igreja Católica em Israel. Nele procura-se deixar à margem as disputas territoriais: não se falará de Jerusalém Leste, nem de localidades na Cisjordânia”.

Portanto, “não é exato afirmar que a Santa Sé, com o acordo, violaria a 4º Convenção de Genebra para a proteção das pessoas civis em tempo de guerra. A confusão e o alarme são devidos ao uso indevido de um instrumento de trabalho, superado há tempos e, de qualquer maneira, ainda em elaboração”. Esclarece com precisão o subsecretário vaticano para as Relações com os Estados, ao afirmar que “a posição da Santa Sé não mudou” em relação à Jerusalém Leste.

O comunicado da Sala de Imprensa vaticana fala também sobre a apreciação da Comissão pelo “serviço exemplar” realizado sobre o Acordo pelo Arcebispo Antonio Franco, núncio apostólico em Jerusalém e Palestina; pelo Embaixador de Israel, Mordechay Lewy, por ocasião do fim de seu serviço. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas